Caxias “parou” para acompanhar as comemorações do cinquentenário da mais famosa metalúrgica da cidade, fundada em 1896. A chamada "Semana Abramo Eberle", realizada de 11 a 19 de maio de 1946, destacou, além de uma suntuosa exposição de todos os produtos fabricados pela empresa – com filas para visitação –, a inauguração do busto do empresário na Praça Vestibular Abramo Eberle (defronte ao Monumento ao Imigrante).
O cortejo saiu do Centro e seguiu até o início da Av. Júlio de Castilhos, onde familiares, amigos e funcionários da empresa prestaram uma homenagem ao empresário - falecido um ano antes, em 14 de janeiro de 1945.
Toda a programação foi detalhada em um suplemento especial publicado pelo semanário "A Época" em 26 de maio de 1946, cujo texto original reproduzimos abaixo.
"Na manhã do dia 11 de maio de 1946, uma alvorada de 50 tiros de morteiro marcou o início das festas. Às 9h, um préstito de funcionários, operários e amigos da firma dirigiu-se à Praça Abramo Eberle, onde foi inaugurado oficialmente esse logradouro público, bem como a herma do saudoso industrial caxiense. A cerimônia ali foi deveras impressionante. Sua Excelência Reverendíssima, Dom José Barea, procedeu a bênção da praça, e o Coronel Juvêncio de Campos, comandante do 9º Batalhão de Caçadores, descerrou a herma. O doutor Ary Zatti Oliva, em nome da população, entregou-a à municipalidade, e o senhor Ítalo Balen, em resposta, recebeu-a em nome do doutor Dante Marcucci, prefeito da comuna. Em seguida houve uma missa campal na própria praça, oficiando-a Dom José Barea. O Aeroclube de Caxias, com a cooperação de co-irmãos de outras cidades, prestou uma homenagem à Metalúrgica sobrevoando-a com várias esquadrilhas."
Estrada Federal Getúlio Vargas
A programação da Semana Abramo Eberle incluiu ainda uma sessão solene na antiga Associação Comercial de Caxias, jogos, concertos, apresentações artísticas, torneios esportivos e uma romaria ao túmulo do empresário, junto ao Cemitério Público Municipal.
Nas imagens acima, dois momentos do cortejo pela Av. Júlio de Castilhos rumo à entrada da cidade e à Praça Vestibular - contígua a então Estrada Federal Getúlio Vargas, inaugurada cinco anos antes, em 9 de novembro de 1941.
Na foto acima, vê-se parte do pórtico, que, em 24 de agosto de 1955, recebeu o busto de Getúlio - exatamente um ano após o suicídio do ex-presidente.