Botafogo, Tic-Tac, Garra de Ferro, Caipora, Aymoré... Quem jogou bolão em Caxias entre os anos 1930 e 1960 recorda bem desses cinco times – e, logicamente, dos treinos e torneios realizados na antiga cancha do Recreio Guarany, na Av. Júlio de Castilhos.
Foi lá que, em 30 de julho de 1950, ocorreu o aniversário de 20 anos do lendário Tic-Tac, fundado por nomes como Olivo Zugno, Guerino Zugno, João Leonardelli, Armando Pinheiro e Antonio Canalli, todos presentes na solenidade. Matéria do Pioneiro de 5 de agosto, no final de semana seguinte, destacou a celebração, em que também foram anunciados os novos integrantes da diretoria 1950-1951.
“Ao meio-dia foi servido apetitoso churrasco, que transcorreu em meio de vivo entusiasmo e sadia camaradagem. No final, convidado a falar, ergueu-se o doutor José Zugno, presidente do Departamento de Bolão do Recreio Guarany e membro ativo do Tic-Tac. Após ter apresentado saudação aos convidados especiais e aos componentes do grupo aniversariante, Zugno historiou ligeiramente a brilhante trajetória desportiva do Tic-Tac, lembrando dedicados e antigos defensores, como Valério Santini, Antônio Zanardi e Pedro Zugno, já falecidos, que souberam construir o valioso patrimônio de tradições desportivas que os do presente conservam com orgulho e honra”.
A cerimônia também teve a palavra do senhor Romeu Finco, que recordou dos antigos defensores do Tic-Tac, em particular do Tenente Vaz de Assis, - segundo ele, o criador dos campeonatos de bolão em Caxias. O texto original de 1950 destacou ainda o torneio daquele dia:
“Durante todo o dia desenrolou-se interessante partida entre dois grupos formados com os próprios elementos do Tic-Tac, sendo um denominado Tic e o outro, Tac. Venceu o primeiro por pequena diferença de paus, com farta distribuição de prêmios entre os jogadores melhor colocados”.
Nas imagens abaixo, o jornal e a reportagem original de 70 anos atrás.
Nomes na caderneta
A imagem que abre a matéria traz os integrantes do Tic-Tac em meados de 1950 e foi gentilmente cedida pelo leitor Ricardo Zugno, neto de Guerino e filho do engenheiro agrônomo José Zugno, diretor do Departamento de Bolão do Guarany na época.
Livro e exposição resgatam legado do naturalista José Zugno
José Zugno: a Diretoria de Fomento e Assistência Rural na Festa da Uva de 1950 José Zugno e as exposições de produtos agrícolas nos anos 1960
Além da fotografia, seu José Zugno (1924-2008) guardou a caderneta com as partidas, pontuações e nomes dos jogadores do período 1948-1950 (abaixo). Estão lá, entre outros, João Leonardelli, Jimmy Rodrigues, Ernesto Cesa, Atílio Campagnollo, Guilherme do Valle, Ricardo Valiatti, Guido Fleck, Arno Mezzomo, Pompeu Pezzi, Reinaldo Salatino, Primo Leonardelli e Isidoro Mari.
Medalhas preservadas
Nas imagens abaixo vemos também algumas das medalhas conquistadas por seu José Zugno com o Tic-Tac ao longo das décadas. Elas integram o acervo da família Zugno.
A nova diretoria
Conforme a matéria de 1950, a diretoria do Tic-Tac para a gestão 1950-1951 ficou assim estabelecida:
:: Olivo Zugno: presidente
:: Arlindo Bertelli: vice-presidente
:: José Zugno: primeiro-secretário
:: Romeu Seibert: segundo-secretário
:: Atílio Perotto: tesoureiro
:: Adelar França de Oliveira: capitão
:: Abrelino Guedes: vice-capitão
Torneios e visitas
Cada time do Departamento de Bolão do Recreio Guarany tinha uma noite da semana para treinar. Já nos sábados e domingos eram disputados os torneios, quando o Guarany costumava ser representado pelos melhores jogadores de cada uma das formações.
Leia mais:
Grupo de Bolão Feminino Imperatriz em 1958
Juventus: o tricampeonato varzeano em 1954
Baile no Esporte Clube Juventus nos anos 1950
Uma olimpíada agita Caxias do Sul em 1952
Vídeo: Oscar Boz e o filme original das Olimpíadas Caxienses de 1952
Martha Rocha na Baixada Rubra em 1955 Esporte Clube Floriano em 1956
Veteranos do Esporte Clube Floriano em 1972