A janela de transferências de agosto se abriu e, próximo dela, começaram a surgir nomes que poderiam reforçar os clubes brasileiros. No caso do Grêmio, ao menos 10 atletas foram especulados como possíveis alvos do time tricolor para este período de contratações.
Entre esses nomes, há zagueiro, volantes, meias, atacantes de lado e centroavantes. Alguns, como Paulinho, Hernani e Pedro Rocha, chegaram a estar mais próximos de um acerto com o Grêmio. Outros, porém, a direção tricolor nega que tenha havido contato.
Até agora, o único reforço que está em Porto Alegre para atuar pelo clube gaúcho é o centroavante Miguel Borja. O colombiano chegou à Capital na noite de terça-feira (3) e assinará com o Grêmio um contrato de empréstimo até o final de 2022. Ele pertence ao Palmeiras, mas estava jogando pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, também por empréstimo.
Os nomes especulados pelo Grêmio:
Dedé
O zagueiro de 33 anos rescindiu contrato com o Cruzeiro, no início de julho, e foi especulado no Grêmio. Em entrevista ao portal Uol, o atleta revelou que diversos clubes, entre eles o tricolor gaúcho, entraram em contato para saber de suas condições.
Paulinho
Antes de acertar com o Al-Ahli, da Arábia Saudita, o volante Paulinho, 33 anos, recebeu uma consulta do Grêmio. Ele já foi jogador de Felipão, que pediu sua contratação. Em contato com a reportagem de GZH, o jogador confirmou a conversa, mas disse que ainda estava analisando os projetos.
Hernani
Após a tentativa frustrada por Paulinho, o Grêmio tentou outro nome para a posição: Hernani. O jogador do Parma estava praticamente acertado com o clube gaúcho, conforme o presidente Romildo Bolzan, mas recebeu proposta do Genoa para ficar na Itália e seguirá na Europa.
Júnior Urso
Mais um volante que chegou a ser especulado no Grêmio foi Júnior Urso, 32 anos. Com passagens por Corinthians e Atlético-MG, ele está desde 2019 no Orlando City, dos Estados Unidos. A direção gremista, no entanto, negou que houvesse interesse em trazê-lo.
Gastón Ramírez
Assim como na janela de transferências da temporada passada, quando o Grêmio também buscava um meio-campista, o nome do uruguaio Gastón Ramírez apareceu. Aos 30 anos, ele deixou a Sampdoria, da Itália, e está sem clube. Porém, conforme o presidente Romildo Bolzan, as conversas não avançaram porque ele está sem jogar há três meses.
Giuliano
Antes de fechar com o Corinthians, o meia Giuliano foi especulado em diversos clubes brasileiros, entre eles o Grêmio. Aos 31 anos e com boa passagem pelo clube, entre 2014 e 2016, foi apontado como uma das possibilidades para o meio-campo. A direção negou o contato com o jogador.
Roger Guedes
Em busca da rescisão de contrato com o Shandong Taishan, da China, o atacante gaúcho Roger Guedes, 24 anos, foi especulado no Grêmio. Procurado pelo Corinthians, ele ainda não definiu o seu futuro. Porém, sem atuar desde dezembro de 2020, dificilmente virá para o Tricolor.
Pedro Rocha
Mais um velho conhecido da torcida gremista esteve na pauta para chegar nesta janela de transferências. O Tricolor abriu conversas com Pedro Rocha, que está com 26 anos, mas esbarrou na pedida do Spartak Moscou. Os russos queriam 500 mil euros (pouco mais de R$ 3 milhões) para liberar o atacante por empréstimo. Assim, o Grêmio se retirou do negócio.
Jonathan Calleri
O centroavante argentino de 27 anos recebeu uma consulta do Grêmio, que não avançou devido à alta pedida do Deportivo Maldonado, do Uruguai, dono do passe do atleta. Calleri tem passagens por Boca Juniors, São Paulo, West Ham, Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuña, mas está em busca de um novo clube.
Luiz Adriano
Não foi a primeira vez que o experiente centroavante de 34 anos recebeu contato do Grêmio. O jogador, no entanto, deverá permanecer no Palmeiras. Além da alta pedida da equipe paulista e do salário de mais de R$ 1 milhão, a identificação com o Inter impediu um avanço da negociação.