Entra ano, sai ano e a janela de transferência gera dúvidas nos torcedores brasileiros. Por conta da pandemia de coronavírus, o calendário de 2021 precisou ser adaptado e os períodos para o registro de atletas vindos do Exterior foram modificados.
Na primeira janela, no início da temporada, foram 12 semanas para que os clubes contratassem jogadores vindos de outros países. Normalmente, esse período vai de janeiro até abril, mas este ano foi atrasado para 1º de março a 23 de maio, já que o calendário do ano passado invadiu o começo de 2021. Assim, a janela de meio de temporada também foi atrasada para agosto, do dia 1º ao dia 30.
Portanto, as equipes brasileiras terão esses 30 dias para registrar jogadores que estão atuando fora do país. As negociações podem ocorrer fora do período — caso do zagueiro Gabriel Mercado, que estava no Al-Rayyan, do Catar, e já foi apresentado pelo Inter —, porém, o atleta só terá condição de jogo a partir de agosto, quando são autorizadas as inscrições desses atletas vindos do Exterior.
De acordo com o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol da CBF, no artigo 16, "os atletas transferidos do Exterior pelo sistema Transfer Matching System (TMS) da Fifa podem ser inscritos e ter contratos liberados pela CBF para registro por seus respectivos clubes somente quando cumulativamente":
- A transferência ocorrer em um dos dois períodos de registros anuais fixados pela CBF;
- Houver chegado o Certificado Internacional de Transferência (CTI) na CBF.
A partir desse trâmite, a CBF analisará a documentação anexada no sistema TMS e, se aferida sua regularidade, fará o pedido ou o envio do CTI. Somente após a chegada do certificado no sistema de transferências da Fifa e a liberação da CBF, condicionada à verificação da documentação enviada pelo clube, será possível o registro do atleta com a publicação no Boletim Informativo Diário (BID).
Esse programa eletrônico da Fifa, o TMS, foi implementado em 2010 para evitar fraudes nas transferências de atletas entre os clubes de diferentes países e também para que a entidade máxima do futebol mundial tivesse controle sobre as transações. Também acelerou as negociações, já que a transferência pode ser feita totalmente de forma eletrônica, evitando a demora na chegada dos documentos, como ocorria antigamente.
Vale lembrar que a saída dos jogadores para clubes do Exterior depende da janela de transferências do país em questão, visto que cada um tem o seu período específico. As negociações entre equipes brasileiras podem ser feitas durante todo o ano, respeitando o limite de dois times do país por temporada — um terceiro clube é permitido caso seja do Exterior.
As janelas de transferências internacionais para clubes brasileiros em 2021:
- 1º de março a 23 de maio;
- 1º a 30 de agosto.