Em breve, jogadores de Grêmio, Inter e Juventude poderão entrar em campo imunizados contra a covid-19. Os clubes gaúchos constam em uma lista que foi enviada nesta terça-feira (13) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao Ministério da Saúde e que pretende vacinar os profissionais da elite do futebol nacional.
As doses correspondem à doação feita pela empresa chinesa Sinovac Biotech à Conmebol, ainda em abril. Na semana passada, a entidade sul-americana enviou mais de 20 mil doses ao governo brasileiro. Destas, cerca de 5,5 mil serão utilizadas em profissionais das Séries A e A1 do Campeonato Brasileiro, nas modalidades masculina e feminina. As 14,5 mil restantes foram incorporadas, como contrapartida, pelo Programa de Imunização Nacional (PNI) para o restante da população.
— A listagem já foi enviada e depende agora da normatização do Ministério da Saúde. Como a vacinação é voluntária, não obrigatória, pode ser que algum clube ou algum atleta não aceite receber as doses. Mas a informação que tenho é de que a maioria aceitou — confirmou o diretor médico da CBF, Jorge Pagura.
A partir da aprovação do governo federal, os lotes serão enviados aos destinatários. Caberá a cada clube definir quais profissionais receberão as doses, que serão divididas da seguinte forma para duas aplicações: as equipes masculinas receberão 140 vacinas — para 50 jogadores inscritos na competição nacional e para 20 membros da comissão técnica — e os times femininos, 100 — 30 atletas e 20 integrantes da comissão.
Árbitros também serão imunizados, com as doses sendo repassadas pelas federações estaduais. Não há previsão de data para envio dos lotes.
Os três clubes gaúchos ainda não foram contatados pela CBF. Porém, há o entendimento de que, ao receber estas doações, não iriam subtrair vacinas de outros setores da sociedade. Já o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Júnior, destacou que irá aguardar o comunicado da entidade para se posicionar. Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde afirmou que divulgará nota técnica em seu site oficial entre quarta (14) e quinta-feira (15) sobre as vacinas disponibilizadas pela Conmebol aos clubes.
Algumas equipes brasileiras já vacinaram seus atletas ao viajarem ao Paraguai, atendendo a convite da Conmebol. Entre eles estão Atlético-GO, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo.