O Gauchão 2021 — que será encerrado no dia 23 maio — colocou em campo, até o jogo de ida da final, 323 atletas. Em média, cada clube utilizou cerca de 25 jogadores. As exceções ficam por conta da dupla Gre-Nal, que usou mais de 40 atletas, e do São Luiz, que trabalhou com um número menor: 19.
Nas 71 partidas realizadas até então, alguns jogadores de diferentes times chamaram a atenção de torcedores e da imprensa esportiva. A reportagem GZH destacou 10 atletas que atraíram olhares durante o Estadual. Confira abaixo:
Brenno
O goleiro é oriundo das categorias de base do Tricolor. Brenno está em Porto Alegre desde 2016 e teve seu contrato renovado com o Grêmio até 2024. No Gauchão de 2021, o jogador esteve presente em 13 jogos — iniciou todos entre os titulares. Nessas partidas, sofreu apenas 10 gols, em sete partidas — São José, Juventude, São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga, Caxias, no jogo de ida das semifinais e Inter, no jogo de ida da final.
O desempenho de Brenno com a camisa do Tricolor vem rendendo elogios. Recentemente, Danrlei, ex-goleiro e ídolo do Grêmio, enalteceu o atleta em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha. O experiente Marcelo Pitol também exaltou o colega de posição, em entrevista a coluna de Leonardo Oliveira, ele afirmou que o jovem atleta tem tudo para ser um grande goleiro.
Felipe Tontini
O meia chegou ao Caxias no início de 2020, para a disputa do Estadual. Satisfeito com o desempenho do atleta durante o Gauchão, o clube grená renovou o contrato de Tontini até o final de 2021.
Neste ano, o jogador esteve em campo em 11 jogos do Caxias no Gauchão — iniciou sete e entrou quatro vezes ao longo das partidas. O atleta marcou um dos quatro gols que o time da Serra aplicou no São Luiz, na sétima rodada. Tontini também deu uma assistência, na última rodada da primeira fase, em gol marcado por Giovane Gomez que garantiu a classificação às semifinais.
Ferreira
O atacante está tendo oportunidades no elenco profissional do Tricolor desde 2019. Nos anos anteriores, foram seis partidas pela Libertadores, três pelo Gauchão e três pelo Brasileirão. Neste ano, o atleta esteve em campo em 12 partidas do Estadual — em todos, começando entre os titulares. Ferreira marcou dois gols.
Com as suas atuações com a camisa do Grêmio, o atacante foi considerado como o "principal jogador gremista no momento", pelo colunista Luciano Périco, de GZH. Os elogios não param por aí. Guerrinha, comentarista da Rádio Gaúcha, o classifica como "esperança para quem gosta de ver em campo jogadores atrevidos".
Guilherme Castilho
O meia chegou ao Juventude em março deste ano, para a temporada 2021. Logo na sua estreia com a camisa alviverde, Castilho já marcou gol. O atleta fez seu primeiro jogo diante do São Luiz, na segunda rodada do Gauchão, e foi o responsável pelo único gol do Ju no confronto.
Ao longo do Estadual, o jogador esteve em campo em 11 jogos — iniciou nove entre os titulares e entrou em duas partidas. Foram três gols marcados, que o deixaram na vice artilharia do time serrano, atrás apenas de Matheus Peixoto, com quatro.
Em sua coluna no Pioneiro, o jornalista Maurício Reolon destacou o bom início de temporada de Castilho, exaltando as características do atleta: "é um meio-campista participativo, de boa finalização e qualidade diferenciada".
Mauricio
O meia chegou ao Colorado na última temporada, e disputou nove partidas com o elenco profissional. Neste ano, ele esteve presente em oito jogos do Inter no Estadual. O atleta iniciou sete partidas entre os titulares e entrou em uma — contra o Caxias, na sexta rodada. Nesses jogos, Mauricio marcou um gol, no jogo de volta semifinal contra o Juventude.
Com a sequência entre os titulares, o atleta vem recebendo elogios de torcedores e jornalistas. Mas não para por aí, o técnico Miguel Ángel Ramírez também já rasgou elogios ao atleta, o intitulando de craque e afirmando que, se seguir no mesmo ritmo de treinamento, o meia será superimportante para o Inter.
Netto
O atacante chegou ao Brasil no início da temporada e disputou todas as partidas do Gauchão. Foram nove jogos como titular e dois em que entrou ao longo da partida — contra Aimoré e Grêmio, nas duas primeiras rodadas.
Nesses confrontos, foram dois gols marcados — contra Esportivo e São José, em duas das três vitórias do Xavante. O jogador encerrou o Estadual na vice-artilharia do Brasil, atrás apenas de Bruno Paraíba, que marcou três vezes.
Reinaldo
O zagueiro já disputou três temporadas com a camisa do Ypiranga — 2019, 2020 e 2021. No Gauchão deste ano, ele esteve em campo em 10 partidas, começando todas entre os titulares.
O atleta também foi responsável por um dos 20 gols do Ypiranga no Estadual. Inclusive, foi esse gol que garantiu a vitória do Canarinho sobre o Brasil, na oitava rodada do Gauchão.
Rodinei
Com o contrato se encerrando, Rodinei vem se destacando com a camisa do Inter na temporada. O lateral é um dos maiores garçons do futebol brasileiro — ao lado de Gustavo Scarpa, do Palmeiras.
No Gauchão de 2021, Rodinei esteve em campo em oito jogos — iniciou sete e entrou em um. Nessas partidas, o lateral marcou dois gols e deu cinco assistências.
No entanto, mesmo com os números positivos, o atleta não deve permanecer no Beira-Rio. O diretor executivo do Inter, Paulo Bracks, afirmou, em entrevista ao Show dos Esportes, que o Colorado não tem condições de arcar com os valores pedidos pelo Flamengo.
Ruan
Assim como o goleiro Brenno, o zagueiro Ruan também é oriundo das categorias de base de Tricolor. O atleta está no Grêmio desde 2017. Nesta temporada, foi a primeira vez que o jogador teve sequência entre os profissionais.
No Gauchão de 2021, Ruan esteve presente em 11 partidas — iniciou 10 entre os titulares e entrou em uma, na segunda rodada do Estadual, quando o Tricolor derrotou o Brasil por 4 a 1.
Com o zagueiro em campo, o Grêmio sofreu apenas seis gols no Estadual — contra São José, Juventude, Novo Hamburgo, Caxias, no jogo de ida das semifinais e Inter, no jogo de ida da final. Na partida diante do Brasil, quando Ruan ingressou ao time titular, o Tricolor já havia sofrido o gol.
Zé Mário
O lateral-esquerdo está no Ypiranga desde a temporada passada, quando disputou a Série C com a camisa do Canarinho. Neste ano, o atleta esteve em campo em 10 dos 11 jogos disputados pelo Ypiranga no Gauchão — só não jogou a partida contra o Esportivo, pois cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Zé Mário iniciou todas essas partidas entre os titulares.
O atleta também foi responsável por dois dos 20 gols marcados pelo Canarinho no Estadual. Na artilharia do clube, ele fica atrás de Caprini — com quatro — e Quirino — com três; e empatado com Cristiano e Mossoró, que também balançaram as redes em duas oportunidades.