Correção: o Inter viajará 50 quilômetros a mais que o Grêmio, e não 200 quilômetros a mais como publicado entre as 18h55min de 12 de dezembro e as 15h20min de 13 de dezembro. O texto já foi corrigido.
O Campeonato Gaúcho de 2025 começa em pouco mais de um mês, e os clubes já começam a projetá-lo. Com a tabela do torneio divulgada na última terça-feira (10), tornou-se possível identificar quanto, mais ou menos, cada clube percorrerá pelo território gaúcho na primeira fase, que será disputada entre os dias 22 de janeiro e 15 de fevereiro.
Zero Hora realizou um levantamento. A pesquisa considera a ida e a volta da sede de cada clube até o provável local da partida — os estádios ainda não foram detalhados, mas já se sabe qual time jogará como mandante e visitante e, com isso, é possível projetar onde cada um jogará. No caso do Monsoon, apesar de ser uma equipe porto-alegrense, ele mandará seus jogos no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
Distâncias
O Inter percorrerá cerca de 50 quilômetros a mais do que o Grêmio na primeira fase do Gauchão. Mesmo que jogue como visitante contra o São José e o Grêmio, com os duelos previstos para Porto Alegre, o Colorado terá viagens para cidades mais distantes em relação ao Tricolor.
O time de Roger Machado, por exemplo, jogará em Ijuí e Bagé, contra São Luiz e Guarany, respectivamente — destinos distantes da capital gaúcha. Já as viagens gremistas mais longas são para Pelotas e Erechim. Serão cerca de 1,61 mil quilômetros percorridos pelo Inter e 1,56 mil pelo Grêmio.
O Ypiranga, com 3,1 mil quilômetros previstos, será a equipe que mais viajará pelo RS. O time de Erechim terá que ir a cidades mais distantes, como Bagé e Pelotas, na primeira fase. Este número indica mais do que o dobro da quilometragem que será percorrida pelo Juventude, o último do ranking, com 1,3 mil qulômetros.
As viagens da Dupla
Inter
- 1ª rodada - Guarany de Bagé (Estrela D'Alva - Bagé): 381 quilômetros;
- 3ª rodada - São José (Passo D'Areia - Porto Alegre): 13,7 quilômetros;
- 6ª rodada - Grêmio (Arena - Porto Alegre): 13,1 quilômetros;
- 7ª rodada - São Luiz (19 de Outubro - Ijuí): 401 quilômetros;
Total (ida e volta): 1.617,6 quilômetros
Grêmio
- 1ª rodada - Brasil de Pelotas (Bento Freitas - Pelotas): 261 quilômetros;
- 3ª rodada - Monsoon (Estádio do Vale - Novo Hamburgo): 35,4 quilômetros;
- 5ª rodada - Juventude (Alfredo Jaconi - Caxias do Sul): 125 quilômetros;
- 8ª rodada - Ypiranga (Colosso da Lagoa - Erechim): 362 quilômetros;
Total (ida e volta): 1.566,8 quilômetros
Quanto cada clube viajará na primeira fase do Gauchão 2025
- Ypiranga - 3,15 mil quilômetros
- Guarany-Ba - 2,98 mil quilômetros
- São Luiz - 2,86 mil quilômetros
- Pelotas - 2,32 mil quilômetros
- Brasil-Pel - 1,87 mil quilômetros
- São José - 1,84 mil quilômetros
- Caxias - 1,7 mil quilômetros
- Avenida - 1,66 mil quilômetros
- Inter - 1,61 mil quilômetros
- Grêmio - 1,56 mil quilômetros
- Monsoon - 1,41 mil quilômetros
- Juventude - 1,34 mil quilômetros
* As quilometragens são aproximadas e consideram ida e volta do provável local de cada partida até a sede do clube
* As distâncias foram coletadas do Google Maps no dia 13 de dezembro de 2024. A plataforma projeta a melhor rota de um destino a outro.
Produção: Leonardo Bender