Titular gremista nesse começo do ano, fruto das ausências de Pedro Geromel e Kannemann, o zagueiro Ruan vem sendo um dos destaques gremistas nos primeiros jogos da temporada de 2021. O jogador de 21 anos foi um dos principais nomes do time do Grêmio no Gre-Nal 430, que acabou com a vitória tricolor pelo placar de 1 a 0.
As atuações já renderam elogios do técnico Renato Portaluppi, que apontou o zagueiro como a próxima venda tricolor para o continente europeu. Ruan tem sete partidas na atual temporada — seis pelo Gauchão e uma pela Libertadores.
— É um jogador que eu venho falando há um ano para o presidente apostar. Vai se destacar muito no grupo do Grêmio. É um jogador que vem crescendo muito de produção. Bom na bola aérea, imposição… Ele é mais rápido do que o Pepê. É o próximo que vai ser vendido para a Europa. É difícil eu me enganar com jogador. Falei para o presidente – disse Renato, após a vitória na Arena no último final de semana.
No jogo contra o Inter, o zagueiro conseguiu minimizar as ações de jogo de Yuri Alberto, garantindo uma marcação apertada em cima do atacante colorado, sempre perigoso em outras partidas. O jogador gremista deu 17 passes certos e dois errados, cometeu uma falta e sofreu três, e desarmou duas vezes de maneira correta.
— Foi a melhor atuação individual do Grêmio na partida, melhor do que o Léo Chú, que fez o gol, por exemplo. Padrão Geromel. Como o Tricolor fez uma marcação de encaixe no jogo posicional do Inter, ele acabou ficando mais com o Yuri, não me lembro de ter perdido no enfrentamento com o atacante colorado, que é muito bom. Uma ótima notícia para quando Geromel e Kannemann não puderem jogar — alerta Diogo Olivier, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH.
A boa fase de Ruan deve continuar sendo vista em campo, o jogador deve ser titular na partida contra o Independiente del Valle, na próxima quarta-feira (7), pela fase preliminar da Libertadores. Além disso, Kannemann e Geromel ainda não têm previsão para retornarem aos gramados, o que deve alongar a estadia do jovem atleta na equipe inicial de Renato Portaluppi.