Após ter vencido o jogo de ida no Beira-Rio, o Grêmio levará para a Arena a vantagem do empate para levar o tetracampeonato estadual. Caso consiga confirmar o título, será a quarta conquista gremista sobre o Inter neste século. E a 15ª na história do Campeonato Gaúcho.
Ganhar uma taça sobre o rival sempre é marcante, mas algumas dessas ficarão para sempre na memória do torcedor pelo contexto ou pelos acontecimentos dentro de campo. GZH separou uma lista de três Gre-Nais inesquecíveis que terminaram com o Grêmio campeão gaúcho. Confira:
1977 - Grêmio 1x0 Inter
A década de 1970 foi dominada pelo Inter, que vinha de oito títulos consecutivos no Gauchão. Na decisão de 1977, porém, a vantagem era do Grêmio. Como fez melhor campanha nas primeiras fases, o Tricolor precisava apenas de uma vitória para ficar com a taça – caso empatasse, haveria outro jogo em que novo empate também consagraria os gremistas.
O Grêmio teve um pênalti para abrir o placar, mas Tarciso desperdiçou a cobrança. Dentro de campo, o medo pelas derrotas recentes para o rival começou a tomar conta, como admitiram alguns jogadores anos depois. Mas a festa foi mesmo gremista. Após belo passe de Iúra, André Catimba apareceu por trás da defesa colorada e marcou um belo gol.
A comemoração do centroavante tornou-se tão histórica quanto o próprio título. Na tentativa de dar um salto mortal para a frente, sentiu uma lesão na virilha enquanto estava no ar, tentou voltar e acabou caindo direto no chão.
1999 - Grêmio 1x0 Inter
A final do Campeonato Gaúcho teve três partidas. Na primeira, vitória do Inter por 1 a 0, no Beira-Rio. Três dias depois, o Grêmio contou com um golaço de Ronaldinho em cobrança de falta e outro belo gol de Agnaldo para vencer. Como não havia saldo como critério de desempate, um terceiro jogo valendo o título foi marcado.
Com o Estádio Olímpico lotado, o Tricolor ganhou novamente, desta vez por 1 a 0, com gol de Ronaldinho. Mas a partida ficou marcada pelos dribles do então jovem R10 para cima de Dunga, capitão colorado e que cinco anos antes havia levantado a taça da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Era o surgimento de um novo craque no futebol mundial.
2006 - Inter 1x1 Grêmio
Se em 1999 o Grêmio vinha de um período vencedor, em 2006 a situação já era bem diferente. Enquanto o rival havia brigado pelo título brasileiro no ano anterior, e mais tarde conquistaria a Libertadores e o Mundial, o time de Mano Menezes havia recém voltado à Série A. Era um confronto de duas equipes que passavam por momentos bem diferentes na história.
O primeiro jogo foi no Olímpico e terminou empatado em 0 a 0, levando decisão para o Beira-Rio. Se o favoritismo já era colorado antes de a bola rolar, aumentou ainda mais quando Fernandão acertou chute no canto de Marcelo Grohe e abriu o placar.
A desvantagem obrigou a equipe gremista a ir para o ataque, e o resultado veio já na reta final da partida. Aos 33 minutos da etapa final, Marcelo Costa cobrou falta para a área, e Pedro Júnior, que havia entrado há poucos minutos, desviou com a nuca e venceu Clemer para deixar tudo igual.
Como o gol marcado fora de casa era critério de desempate, o empate em 1 a 1 foi suficiente para o Grêmio silenciar o Beira-Rio e conquistar seu primeiro título após a volta da Série B — o primeiro Estadual desde 2001.