O cartão amarelo de Patrick contra o Sport foi um pequeno desastre dentro de um cenário mais desastroso para o Inter que foi a própria derrota. O fato de ter sido o terceiro tirou o mais importante jogador colorado do meio-campo, responsável direto pela articulação ofensiva da equipe, fora da partida contra o Vasco neste domingo (14). Ele é o único representante dos dribladores e condutores de bola em seu setor, algo que se mostra fundamental em determinados duelos. Vivendo uma fase excelente, o volante que virou meia já seria uma peça de difícil reposição. Pior fica a situação não havendo no elenco colorado alguém de suas características.
Exigir a qualidade atualmente mostrada por Patrick seria pedir demais para quem o substituir. O problema é a reposição com um jogador que atue diferente, talvez nem sendo canhoto ou que obrigue Abel Braga a mudanças táticas na equipe. Nesta hora, quanto mais semelhante é quem entra em relação a quem sai, melhor para o time. Buscando entre as alternativas coloradas, há um nome que nem figura entre as preferências atuais de Abel, mas que é canhoto como Patrick, dribla com qualidade e chuta com eficiência, o jovem Maurício.
Enquanto Caio Vidal foi buscado no CT de Alvorada, Praxedes e Yuri Alberto se tornaram titulares e Peglow já começou jogando até em Gre-Nal, é de se estranhar a pouca utilização de Maurício. Considerado uma joia das categorias de base da Seleção Brasileia, camisa 10 do time sub-20 e destaque nos últimos amistosos , o ex-jogador do Cruzeiro é muito pouco usado na equipe principal, se limitando praticamente a entradas durante as partidas. Para um compromisso com o tamanho e a responsabilidade do jogo em São Januário, até é de se entender que o treinador mais uma vez deixe de fora alguém com pouca experiência coletiva com os colegas, mas que fique claro que ali está o suplente mais semelhante a Patrick. E tem mais: quem pode ver os treinamentos fala muito bem de Maurício, alguém que curiosamente é conhecido de Abel da passagem do treinador em Minas Gerais. Situação curiosa.