O Esportivo foi superado em casa pelo Brasil-Pel e acumulou a segunda derrota consecutiva no Campeonato Gaúcho, a primeira em seus domínios. O atacante Netto, aos 19 minutos do primeiro tempo, marcou o gol da vitória Xavante, que conquistou seus primeiros pontos na competição. A equipe de Bento Gonçalves desperdiçou chances na bola aérea e viu o adversário controlar o placar no segundo tempo. Na próxima rodada, o Alviazul volta a atuar na Montanha dos Vinhedos, diante do Grêmio, dia 14 de março.
Buscando um bom resultado em casa, o técnico Luiz Carlos Winck promoveu duas alterações na equipe titular. O volante Jocinei deixou o time, substituído pelo zagueiro Igor da Silva. Com isso, Mateus Santana deixou a zaga e foi jogar no meio-campo. Na frente, Warlei - que vinha entrando bem - ganhou o posto de camisa 9, e Wesley foi para o banco. Contudo, quem apresentou melhor suas cartas na primeira etapa foi o Brasil-Pel, que teve o controle da posse de bola e as melhores chances.
O Tivo começou o jogo levando perigo aos três minutos, com uma finalização de Itaqui no travessão. Entretanto, o Xavante passou a encaixar jogadas pelos lados do campo, com André Kroebel pela direita e Jarro pela esquerda, e passou a dominar a partida. Aos 19 minutos, Kroebel inverteu o jogo para o atacante Netto, que recebeu a bola no lado esquerdo da área, limpou a marcação e bateu no canto direito, abrindo o placar para o time pelotense.
Buscando o empate, o Alviazul se lançou pela ponta direita, e Daniel Cruz foi derrubado. Na boa cobrança de Samuel Balbino, aos 24min, o goleiro Matheus Nogueira fez grande defesa. Aos 36 minutos, o Esportivo contou a sorte para evitar o segundo gol Xavante. Netto fez boa jogada pela direita e, dentro da área, finalizou. Anderson espalmou, na sequência os dois jogadores se chocaram e ficaram caídos. Bruno Paraíba pegou o rebote e, com o gol aberto, bateu rasteiro. A bola parou em Netto, que ainda estava no chão.
Ainda no primeiro tempo, as duas equipes tiveram chances de gol. O Tivo quase empatou com Warlei, que apareceu livre dentro da pequena área e cabeceou para fora uma cobrança de escanteio. E no Brasil, Netto recebeu lançamento de Jarro e só não ampliou porque o zagueiro Igor, de carrinho, conseguiu desviar.
Segundo tempo de pouca inspiração
Atrás do marcador, o Esportivo se lançou ao ataque no segundo tempo em busca do empate, explorando bastante a bola aérea. Porém, quem novamente quase ampliou o marcador foi o rubro-negro da Zona Sul. Aos seis minutos, André Kroebel arriscou de longe e a bola explodiu no travessão. A resposta da equipe de Bento Gonçalves foi rápida. Aos 8min, Daniel Cruz apareceu livre dentro da área e cabeceou para fora.
O Xavante conseguiu criar mais duas chances de perigo para definir o resultado, mas não aproveitou. Aos 19 minutos, Jarro puxou contra-ataque em velocidade e encontrou Bruno Paraíba na área. O atacante limpou a marcação de Júnior Alves e chutou na trave. Aos 32, Jarro apareceu livre na área do Tivo e Anderson defendeu.
O técnico Luiz Carlos Winck tentou aumentar o volume ofensivo com William, Emerson e o grandalhão Gonzalo, fazendo sua estreia. A equipe conseguiu pressionar o Brasil, porém o adversário se fechou no campo defensivo e evitou a criação de jogadas. No final, Lucas Hulk chutou forte com a perna esquerda, mas o goleiro Matheus Nogueira defendeu e garantiu a vitória do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Esportivo 0 x 1 Brasil-Pel
Campeonato Gaúcho 2021 - 3ª rodada
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
Data: 6/3/2021
ESPORTIVO
Anderson; Itaqui (Jocinei), Júnior Alves, Igor e Samuel Balbino; Lucas Hulk, Mateus Santana e Juninho Tardelli (Emerson); Daniel Cruz, Vinicius Martins (William) e Warlei (Gonzalo). Técnico: Luiz Carlos Winck
BRASIL
Matheus Nogueira; André Krobel (Alan Dias), Leandro Camilo, Heverton e Igor Miranda; Ícaro, Bruno Matias (Everton Dias) e Rômulo (Douglas Araújo); Jarro, Netto (Matheuzinho) e Bruno Paraíba (Gabriel Terra). Técnico: Cláudio Tencati
Gol: Netto, aos 19 minutos do primeiro tempo;
Árbitro: Anderson Daronco, Rafael da Silva Alves e Henrique Coromberk
Cartões Amarelos: Itaqui e Lucas Hulk (E)