Não foi fácil. O Caxias esteve no G-4 do Campeonato Gaúcho durante quase toda competição, mas ficou fora do grupo de classificados à semifinal durante boa parte dos 90 minutos neste sábado (24), no Estádio Boca do Lobo, quando enfrentou o Pelotas. Depois de sofrer um gol aos 33 do primeiro tempo, o Caxias passou sufoco e só teve o alívio aos 40 do segundo, quando Giovane Gomez acertou um lindo cabeceio e fez o 1 a 1.
Ainda foi preciso secar. Com a vitória do Juventude, se o Ypiranga fizesse o terceiro contra o Grêmio, ainda assim o time do técnico Rafael Lacerda ficaria fora da semi. O time de Erechim não conseguiu, perdeu por 3 a 2 e o Caxias ficou com o quarto lugar. Agora, o adversário será o Grêmio, num repeteco da final do Gauchão do ano passado.
O jogo
O jogo começou com baixa qualidade, com os dois times misturando nervosismo com dificuldade de controlar a ansiedade na busca por seus objetivos. A primeira chance da partida veio aos 16 minutos. Bustamante ajeitou no peito após rebote e chutou com força, no ângulo direito de Pitol, que se esticou para mandar para escanteio. Na cobrança, o goleiro grená cortou parcialmente, mas a bola ficou viva no meio da área. Marcão se armava para empurrar para o fundo das redes, mas um pé salvador surgiu no meio da confusão para salvar o grená.
O Caxias só conseguiu chegar com perigo aos 21. John Lennon avançou pela direita, limpou a marcação e chutou, mas Gabriel Leite fez a defesa. Depois, aos 25, Bruno Ré aproveitou saída errada do Pelotas, ajeitou para a direita e finalizou por cima do gol. A melhor chance grená na primeira etapa veio aos 28. Juliano arriscou de longe e a bola passou rasante ao travessão de Gabriel Leite.
O único resultado que não poderia vir para o Caxias surgiu aos 33. Marcelo invadiu a área pela direita, chutou cruzado. Pitol fez a defesa parcial e Wendel Lomar aproveitou o rebote para tocar para o fundo das redes: 1 a 0 Pelotas.
Nesse momento, o jogo ganhou em nervosismo por parte do time de Lacerda, que não criou mais perigo ao gol áureo-cerúleo e foi para o intervalo atrás do placar.
O segundo tempo veio com os times em um ritmo bem diferente. Logo no primeiro minuto, Guilherme Mattis arriscou de longe, em cobrança de falta, à direita do gol de Leite. No ataque seguinte, o Pelotas tentou chegada com José Aldo, mas quando o meia foi passar para Marcão, houve o corte da marcação grená.
O Caxias começou a povoar mais o campo ofensivo, enquanto os donos da casa apostavam nos contra-ataques. Porém, apesar de chegadas fortes, as chances claras não surgiam. Aos 26, o time grená chegou em troca de passes e Jhon Cley recebeu na frente e chutou à direita do gol do Pelotas.
A chance inacreditável do jogo veio aos 30. Matheuzinho fez belo cruzamento e encontrou Giovane Gomez livre na área. O centroavante grená finalizou por cima do gol, num erro incrível.
Porém, quem tem faro de gol não costuma errar duas vezes. Aos 40 minutos, Felipe Tontini fez cruzamento na medida da direita. Giovane Gomez subiu mais que a marcação e acertou um belo cabeceio no canto direito de Gabriel Leite. O gol do alívio grená com o 1 a 1 na Boca do Lobo.
A partir daí, o Pelotas tentou um abafa e Marcelo Pitol salvou aos 41. Juliano recebeu na pequena finalizou com força e o goleiro grená fez uma defesa sensacional. Uma defesa que valeu a vaga na semifinal. Agora, o Grêmio é rival.
Ficha técnica
Gauchão 2021 - 10ª rodada - Estádio Boca do Lobo, em Pelotas
Pelotas 1x1 Caxias
24/4/2021
PELOTAS
Gabriel Leitte, Marcelo, Sílvio, Maurício e Wendel Lomar; Moisés e Juliano; João Vieira (Gazão, 33/2°), José Aldo (Aslen, 43/2°) e Bustamante (Wesley, 43/2°); Marcão (Caio Mancha,34/2°). Técnico: Rafael Jaques.
CAXIAS
Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré (Marcelo Campanholo, 37/2°); Juliano, Carlos Alberto (Jhon Cley, int.); Gustavo Ramos (Marlon, 42/2°), Diogo Oliveira (Tontini, int.) e John Lennon (Mateuzinho, int.); Giovane Gomez.
Gols: Wendel Lomar (P), 33min do primeiro tempo. Giovane Gomez (C), aos 40min do segundo tempo.
Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Mateus Olivério Rocha.
Cartões amarelos: Gustavo Ramos, Juliano (C), Bustamante, Juliano, Gazão, Marcão, Marcelo (P)