Os fatos que ganham destaque nos jornais aparecem com mais força nas questões de Humanidades, aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – neste ano, marcado para 4 de novembro. Mas alguns assuntos de interesse global ou nacional podem aparecer em perguntas de outros cadernos porque uma das características da prova do Enem é a interdisciplinaridade.
Acompanhar tudo o que acontece no mundo é um desafio em meio à torrente de informações que circula na imprensa e nas redes sociais. A duas semanas da prova, o momento é ideal para buscar resumos de alguns assuntos no Brasil e no mundo que mereceram atenção.
Confira abaixo uma seleção do que não pode escapar do seu radar, feita com a ajuda de professores do Unificado, do Colégio Mãe de Deus e da Universidade de Passo Fundo (UPF), e algumas reportagens de GaúchaZH que podem auxiliar a retomar os temas.
CENÁRIO GLOBAL
Relações internacionais
EUA e as Coreias
O Encontro de Singapura, no dia 12 de junho, abriu diálogo entre Estados Unidos e Coreia do Norte, em um movimento diplomático marcado pela mediação do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. A reunião debateu o fim do programa de armas nucleares e balísticas da Coreia do Norte e a redução de sanções impostas pelos EUA e pela ONU. Os analistas internacionais ainda avaliam o impacto dos diálogos, marcados por desencontros e exigências entre os líderes Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e Donald Trump, e também pela reaproximação entre as nações da península coreana. Mas se trata de um diálogo inédito após décadas de tensões e agressões mútuas.
Reportagens sobre o tema
Questões geopolíticas que acontecem com a vitória de Trump e a ascensão de regimes de extrema-direita podem ser cobradas em História e Geografia.
IVAN DOURADO
Coordenador do pré-vestibular popular da UPF e professor de sociologia
EUA x China
A tensão comercial entre EUA e China começou quando os americanos impuseram tarifas de 25% sobre a importação de aço e 10% sobre o alumínio de diversos países, que foram sendo retirados da lista. A China reagiu e taxou vários produtos americanos. Trump revidou: colocou mais US$ 100 bilhões em tarifas sobre produtos chineses. O gigante do Oriente recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os EUA. O embate entre as duas maiores economias do mundo está longe do fim e tem tudo para respingar no crescimento econômico de outros países.
Reportagens sobre o tema
A divulgação de notícias falsas é um dos fenômenos suspeitos de causar a baixa adesão a campanhas nacionais de vacinação, o que gera um risco de epidemias de doenças erradicadas no Brasil, e põe em risco as democracias – vide caso dos EUA e das atuais eleições no Brasil. O fenômeno pode aparecer na prova relacionado a temáticas variadas e podem ser utilizadas para contextualizar questões de Biologia, Química, ou mesmo História, Geografia e Sociologia. E sua importância também serve como alerta na hora dos estudos: quando revisar os assuntos, selecione fontes conhecidas e dê preferência a conteúdos assinados por professores.
Reportagens sobre o tema
Migrações
Na Europa, a chegada de milhares de refugiados do Oriente Médio e do norte da África culminou no referendo em que maioria dos britânicos votou para que o Reino Unido deixasse a União Europeia, conhecido como Brexit (junção das palavras Britain, Grã-Bretanha, e exit, saída). Na América Latina, é a crise na Venezuela que gera uma migração em massa, com reflexos sérios por aqui.
Reportagens sobre o tema
A guerra civil na Síria surgiu após os protestos da Primavera Árabe, em 2011, quando o governo ordenou às forças de segurança agirem contra manifestantes. A repressão fez surgir grupos civis rebeldes de oposição a Bashar Al-Assad e abriu espaço para a expansão do Estado Islâmico. Em abril, houve um ataque de armas químicas. Em torno de 350 mil pessoas já morreram no conflito.
Reportagens sobre o tema
Israel e Palestina
No fim de 2017, os EUA reconheceram Jerusalém como a capital de Israel. O ato representou o início de um novo episódio de tensões entre Israel e a Palestina, já que o assunto não é consenso na comunidade internacional. Jerusalém é considerada uma cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, e o reconhecimento americano gerou um impasse para negociações de paz.
Reportagens sobre o tema
Vale a leitura devido à simbologia e à relevância do museu, de 200 anos. A dica vale também para os exames dos anos seguintes.
ALEXANDRE ROSA
Professor de Geografia do Colégio Mãe de Deus, da rede ICM.
CENÁRIO NACIONAL
A perda do acervo do Museu Nacional, consumido por um incêndio no dia 3 de setembro, foi uma tragédia para a história e a ciência. Abrigava mais de 20 milhões de itens, entre coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia. Entre as perdas, uma das mais significativas é a do crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas, com cerca de 11.500 anos. O incêndio pode servir de contexto para questões relacionadas ao patrimônio cultural e científico.
Reportagens sobre o tema
A paralisação dos caminhoneiros durante 11 dias no mês de junho afetou o abastecimento de produtos, desde combustíveis até alimentos e remédios. Suas consequências, inclusive para as eleições, podem ser um assunto revisitado nas provas.
Reportagens sobre o tema
Discriminar, fazer piada, considerar mais “certo” um tipo de fala em relação a outro é um crime contra a diversidade plural, típica do nosso país.
PATRICIA ZANELLA
Professora de redação do Unificado
Minorias e direitos humanos
Direitos LGBTs, cotas sociais e raciais e o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho podem virar questões de prova. Na redação, há uma tendência de temas relacionados aos direitos humanos. A demarcação de terras indígenas pode ser um deles, porque envolve uma discussão de preconceitos linguísticos, que refletem os níveis socioculturais diferentes, e as questões históricas que remetem à formação do país.
Reportagens sobre o tema
DATAS SIMBÓLICAS
50 anos da morte de Luther King
O racismo nos EUA, tão combatido nas palavras do pastor Martin Luther King, não está superado assim como em outros países. Os 50 anos do assassinato do líder do movimento dos direitos humanos pode servir como mote para debater questões sobre distribuição de renda, urbanização e segregação social. Também pode ser tratado sob o aspecto da violência étnica e racial nos EUA e no mundo.
Reportagens sobre o tema
30 anos da Constituição brasileira
Ao completar 30 anos, a Constituição de 1988 pode ser abordada em comparação à de 1967, considerada uma das mais autoritárias por reunir medidas como eleição indireta para presidente da República, suspensão de direitos políticos de qualquer cidadão, censura na imprensa e poder absoluto ao presidente. A Constituição de 1988 garantiu liberdades democráticas, ampliou direitos e garantias individuais e o acesso universal à educação, à saúde e à cultura.
Reportagens sobre o tema
Os cem anos do nascimento de Mandela
O legado do homem que combateu o apartheid pode aparecer associado a contextos atuais de segregação racial, étnica e social. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Lutou pelo fim do regime segregacionista vigente entre 1948 e 1993 e presidiu o país entre 1994 e 1999. É tido como um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos.
A tecnologia desenvolvida à época, em razão das demandas de combate, pode ser matéria de prova: aviões, blindados, armas, procedimentos cirúrgicos e mesmo a anestesia.
ALEXANDRE ROSA
Professor de Geografia do Colégio Mãe de Deus, da rede ICM.
Cem anos do fim da I Guerra
Em 1918, o Armistício de Compiégne pôs fim à I Guerra Mundial e oficializou a rendição da Alemanha. O segundo maior conflito da história deixou quase 10 milhões de mortos e 20 milhões de pessoas mutiladas. O Tratado de Versalhes, assinado no ano seguinte, responsabilizou a Alemanha e incentivou o desejo de revanche em parte da sociedade alemã. Diversas nações tiveram sua independência reconhecidas: Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia. O tema pode ser retratado em questões pontuais de história.
200 anos de nascimento de Karl Marx
O autor que estruturou o pensamento comunista e socialista pode aparecer em questões de sociologia ou história, relacionando hoje com a época d'O Manifesto Comunista, de 1848.
Reportagens sobre o tema