Oficialmente o ano começou em 1º de janeiro, mas é comum tratarmos o fim do Carnaval como quando, de fato, as coisas engrenam. Tanto para quem participou da folia dos blocos quanto para quem preferiu aproveitar os dias de folga para descansar, chegou a hora de retomar a rotina e se planejar para 2018.
GaúchaZH preparou um guia com dicas para começar, de verdade, o ano com tudo organizado, desde a escola das crianças, passando pelos exercícios e alimentos que ajudam a manter uma rotina saudável até o pagamento de impostos e as maneiras para economizar. Confira a seguir:
Dica 1: preparação para a volta às aulas
As aulas na maioria das escolas particulares do RS começam na próxima segunda-feira (19). Na rede estadual, o início será dia 26 de fevereiro para as instituições que não fizeram greve – veja o calendário. Quem não comprou os materiais escolares ainda tem tempo de se organizar: confira dicas para economizar.
Dica 2: ingresso no Ensino Superior
As aulas na maioria das universidades começam em março. Estudantes precisam ficar atentos às novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As principais instituições do RS confirmaram que não irão aderir ao novo modelo. Mas existem outras opções de financiamento. Também vale ficar atento ao calendário do Enem – as inscrições abrem em maio.
Dica 3: concursos e vagas de emprego
Esse é um ótimo período para pensar no futuro profissional. Separamos uma lista de concursos com inscrições abertas. Tem mil vagas para a Marinha, com provas no RS. E o aguardado edital para a Assembleia Legislativa. Quem não pensa em uma vaga pública, há outras oportunidades abertas, como para gerentes de lojas e de supermercados.
Dica 4: para empreender
Quem sonha em empreender pode colocar em prática as ideias ao longo do ano. O caso do jovem de Porto Alegre que faturou seu primeiro milhão antes dos 18 anos vendendo produtos voltados à cultura geek pode servir de inspiração, embora não seja um caminho fácil. Veja dicas para montar o seu negócio.
Dica 5: para sair do aperto
Muitas pessoas saem de férias e só voltam a pensar nas dívidas quando retornam para casa. Surgem, então, as dúvidas sobre como organizar o orçamento e quais contas priorizar. Por isso, confira dicas para colocar as finanças em dia e um calendário das datas importantes de pagamento das contas.
Dica 6: impostos a pagar
O IPVA deve ser pago até abril, de acordo com o final da placa. O prazo para pagamento com desconto já terminou, assim como para parcelamento em três vezes. Também é preciso ficar atento ao IPTU. Quem mora em Porto Alegre e não efetuou o débito com desconto receberá as guias de parcelamento em 10 vezes, com primeiro vencimento em 8 de março. Veja o serviço na Região Metropolitana.
Dica 7: acerto com o Leão
A Receita Federal deve disponibilizar no fim deste mês o programa para o Imposto de Renda de 2018. É importante reunir logo os documentos necessários e fazer a declaração nos primeiros dias de março para garantir mais cedo o recebimento da restituição. Para ajudar os contribuintes, temos um guia de como fazer a declaração.
Dica 8: atenção aos documentos
Tem mudanças nos documentos de identificação. A partir deste ano, a Receita passa a exigir número de CPF de dependentes com oito anos de idade ou mais no Imposto de Renda. A partir de julho deve estar disponível o documento único de identificação - que dispensará a apresentação de CPF, título de eleitor e certidão de nascimento/casamento. Tem ainda a CNH digital, saiba como fazer a sua.
Dica 9: serviços mais caros
Levantamento feito por GaúchaZH aponta que o preço da gasolina aumentou 10 vezes mais que a inflação nos últimos seis meses no RS. Saiba como baixar o consumo do combustível em até 40%. O reajuste na tarifa de energia elétrica da CEEE também pesa no bolso da população. Por isso, confira dicas para reduzir o consumo de luz.
Dica 10: sem esquecer da saúde
Para um ano tranquilo, não dá para esquecer dos cuidados com a saúde. Por isso, separamos dicas de nutricionistas sobre o que comer no bufê no retorno ao trabalho. Tem também um serviço sobre as dietas da moda e os prós e contras de cada uma, cinco reflexões para ajudar a pensar na saúde mental, além de um alerta sobre o excesso de trabalho.