A escalada dos cartões de crédito também fez crescer o apetite de empresas por este mercado e, consequentemente, aumentou o número de opções para os consumidores, com benefícios variados. Entender como funcionam os sistemas de milhas e cashback pode trazer vantagens para o bolso das pessoas que sabem lidar com finanças, mas a falta de análise de taxas de juro causa problemas.
Segundo dados do Banco Central (BC), em dezembro de 2018 havia 98,9 milhões de cartões, saltando para 208,7 milhões no fim do ano passado. No mesmo período, o Brasil saiu do zero para ter 105 fintechs de crédito, startups focadas neste setor. Somente na comparação com 2021, a alta é de 42%.
O maior Custo Efetivo Total – equivalente a todos os encargos cobrados em um crédito e não apenas a taxa de juro por uma instituição – encontrado no mercado brasileiro em 2022 foi de 836% ao ano, contra 289% anuais do mais baixo. Importante ressaltar, também, que o juro só é cobrado quando ocorre atraso no pagamento.
— O principal ponto positivo que o consumidor deve priorizar é a anuidade zero para utilizar o serviço — orienta o especialista da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) Rodrigo Alexandre.
No seu ponto de vista, para os consumidores que já se encontram endividados ou não possuem controle financeiro, o mais indicado é evitar contas altas e que possam gerar atrasos, devido ao juro alto.
A anuidade, aliás, é uma grande vantagem do cartão quando o valor é baixo. Outro ponto é que o cartão traz vantagem quando não há bom desconto à vista.
O importante é manter as despesas sustentáveis, destaca a coordenadora de Cartões e Adquirência do sistema de cooperativas de crédito Ailos, Joice Wilchen Kaspary:
— Ler os termos e as condições com atenção e estar ciente das políticas do programa são fundamentais — recomenda.
Qual o benefício ideal?
Especialista Joice Wilchen Kaspary, do sistema de cooperativas de crédito Ailos, traz dicas do que avaliar nas vantagens oferecidas pelos cartões:
- Cashback: esta vantagem retorna um percentual de suas compras em dinheiro. Priorize esse benefício se você quer ter flexibilidade para usar o dinheiro de volta como quiser
- Milhas: adote esse benefício se você está procurando economizar em passagens aéreas e hospedagens
- Resgate de pontos: nesta opção, os pontos acumulados podem ser utilizados para resgatar produtos, serviços e viagens. Escolha esse benefício caso deseje opções variadas de resgate
- Descontos e ofertas: convênios com lojistas para quem procura economizar em suas compras cotidianas
- Acesso a salas vips em aeroportos: oferece um espaço VIP nos principais aeroportos do país. Geralmente oferecido para cartões com maior limite
- Programas de fidelidade e parcerias: há cartões que têm parcerias com empresas para oferecer descontos ou recompensas adicionais. Caso estejam alinhadas com os seus interesses, é um diferencial importante