Com o verão batendo à porta, muita gente começa a se preocupar com a alimentação saudável. O problema é que poucos têm tempo suficiente de organizar e preparar as refeições ao longo da semana, o que torna os restaurantes de rua e praças de alimentação de shoppings uma opção quase inevitável. Acontece que, em meio a tantas ofertas e tentações, nem sempre se faz a escolha mais saudável.
Foi pensando nisso que uma rede de restaurantes do Estado convocou um grupo de nutricionistas para discutir o assunto e sugerir mudanças no serviço de bufê.
— Vimos que as mulheres tinham uma preocupação maior com isso (alimentação saudável), comiam mais saladas e em menor quantidade. Mais recentemente, observamos que estava emergindo um grupo de pessoas que busca uma alimentação mais funcional para vários objetivos. Então, ninguém melhor do que as nutricionistas para nos falarem um pouco mais sobre isso — explica Juarez Gonçalves, coordenador de marketing da rede Villaggio.
Durante a discussão, as especialistas falaram sobre as dúvidas e queixas mais comuns dos pacientes e ainda deram dicas para evitar excessos. Veja:
Preste atenção no tamanho do prato - dica da nutricionista clínica, esportiva e preventiva Tatiana Pizzato Galdino
Por terem uma variedade grande de pratos, os restaurantes que oferecem sistema de bufê são os mais indicados para quem opta por comer fora de casa. Mas fique atento: atualmente, os estabelecimentos utilizam pratos grandes, sem bordas ou referência de fundo, o que pode atrapalhar na percepção de quantidades.
— Sugiro pesar os alimentos em casa para ter uma noção da porção que deve ser consumida fora.
Outra opção, diz Tatiana, é trocar o prato maior pelo de sobremesa, reduzindo a porção ingerida.
Cuidado com a higienização das saladas - dica da nutricionista oncológica Fernanda Bortolon
Lidando com pacientes muitas vezes com a imunidade baixa, Fernanda diz que o grande desafio de quem ela atende é confiar na higienização das saladas.
— Seria bom se os restaurantes pudessem indicar, de alguma forma, que o alimento é seguro.
Ela também indica que os vegetais sejam incrementados com sementes oleaginosas ou de outro tipo, como linhaça, por exemplo.
Olhe todo bufê antes de se servir - dica da nutricionista Isadora Flores
Para a profissional, a escolha dos alimentos deve começar antes mesmo de entrar na fila.
— Observe todas as opções que estão disponíveis e pense como vai montar o prato. Isso evita que se pegue alimentos indevidos por impulso — afirma Isadora
Ela ainda dá outra recomendação importante:
— Fugir das frituras também é importante, pois os óleos usados em restaurantes muitas vezes são reaproveitados, o que agrega compostos tóxicos.
Pense na divisão das porções - dica da nutricionista Ana Carolina Bragança
Conforme a nutricionista, é muito importante que as pessoas saibam fazer a divisão correta das porções de cada alimento. A dica é preencher metade do prato com salada, deixar um quarto para carboidratos integrais e a outra parte para proteínas vegetais (feijão, lentilha) ou animais magras.
Ana também destacou que as pessoas devem evitar os molhos de salada industrializados, dando preferência aos naturais:
— Uma boa combinação é um molho com limão e gengibre, por exemplo.