Treinar no inverno pode ser uma das coisas mais difíceis de fazer, já que um cobertor quentinho e seriados e filmes são muito mais convidativos nesses dias de frio. Além disso, nosso apetite aumenta e procuramos sempre comidas mais gorduras e cheias de carboidrato: pronto, é o cenário perfeito para a autossabotagem (“ah, já vacilei na comida, nem vou treinar então!”).
Embora seja necessário realizar um esforço extra para manter esse hábito durante os meses mais frios, a prática de exercícios no inverno tem seus benefícios e é excelente para manter a saúde e nos ajudar a conquistar nossos objetivos.
O corpo queima mais calorias
Em dias de temperaturas baixas, o corpo gasta mais calorias para conseguir manter a própria temperatura adequada (produzindo calor). Por isso, nos meses mais frios, o gasto calórico é maior, ou seja, conquistamos mais resultados quando estamos em busca do emagrecimento. Só cuidado para não ceder às tentações de aumentar o consumo de comidas gordurosas e hiper-palatáveis.
Sensação de bem-estar
Justamente pelos dias de temperatura mais baixa, o corpo produz menos suor (ou nem produz), e isso traz uma sensação maior de comodidade ao praticar atividades físicas em altas intensidades.
Melhora o humor
O exercício físico também aumenta a produção de substâncias que melhoram o humor e o bem-estar.
Treinar em qualquer horário do dia se torna mais agradável
Imagina correr ao meio-dia no verão de quarenta graus, à sombra, em Porto Alegre... Você sente o desconforto só de pensar, não é mesmo? Treinar no frio é melhor justamente pela sensação mais agradável de fazer exercício de alta intensidade com temperaturas mais baixas. Pode até ser mais difícil de começar, mas garanto que durante o treino fica muito melhor.
"Prepara" seu corpo para o verão
Você já deve ter ouvido a expressão “corpos de verão são construídos no inverno”, não? Pois então, se você não está tão satisfeita com a forma do seu corpo nesse momento, minha dica é: comece agora! Você terá mais tempo para trabalhar de forma mais eficiente, com mais segurança e sem prejudicar a sua saúde.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.