Eis um assunto que é quase unanimidade, ainda mais em tempos de quarentena, quando cai a noite e é um convite para uma taça de vinho, não é? Mas o consumo frequente e excessivo de bebidas alcoólicas pode ser nocivo à saúde.
Quando falamos de peso, a notícia também não é boa. Apesar de aquele drink "pra relaxar" parecer inofensivo, o álcool pode ser o fator que está impedindo você de alcançar os resultados almejados.
Pensando em tudo isso, listei cinco motivos para você maneirar mais na ingestão de bebida alcoólica. Confira:
O álcool é altamente calórico
Qualquer bebida alcoólica tem densidade calórica alta, ou seja, são muitas calorias em uma pequena porção. Os carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias por grama, já o álcool fornece quase o dobro: são 7 calorias por grama.
Portanto, se cada grama de álcool tem calorias, fica fácil extrapolar suas calorias diárias sem nem perceber. Se seu objetivo é perder ou manter o peso, o controle de calorias é fundamental.
O álcool é tóxico ao organismo
Segundo a Organização Mundial De Saúde (OMS) não existe uma porção considerada segura para o consumo de álcool, já que ele é tóxico ao organismo. Isso ocorre porque se associa o álcool com uma substância chamada acetaldeído - produto em que o álcool é transformado após ser digerido pelo organismo. Além de ser tóxica ao organismo, alguns estudos indicaram que essa substância também pode danificar o DNA.
O álcool causa desidratação
O álcool, ou etanol, diminui a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. É por isso que você sente que vai mais vezes ao banheiro quando bebe cerveja, por exemplo. Essa perda de água pode chegar a causar desidratação no corpo – e é dela que surgem os sintomas de ressaca como dor de cabeça, fadiga, enjoo, entre outros.
O álcool prejudica a absorção de nutrientes
Para ter bons resultados na dieta e para que seu corpo funciona da maneira esperada, é preciso estar bem hidratado. Com a ação diurética do álcool (citada acima), para que o organismo consiga metabolizá-lo, a absorção de nutrientes também é prejudicada. E se seu corpo está com déficit de nutrientes, você não está saudável.
Ah, é claro que o resultado estético também acaba ficando em segundo plano. Lembre-se que a prioridade do seu corpo sempre é se manter nutrido.
Impacto negativo na composição corporal
Manter sua massa muscular é muito importante. Além de ser o tecido de sustentação do corpo, é ela que faz com que o seu metabolismo esteja mais acelerado. O consumo de álcool tem impacto negativo na síntese proteica, e isso vai prejudicar a manutenção da sua massa muscular. Além disso, diminui os níveis de testosterona, hormônio importante para o fortalecimento muscular. O álcool ainda inibe o processo de queima de gordura.
Esclarecimento
Se você leu até aqui, deve estar se perguntando: "Mas eu li que beber uma taça de vinho por dia era bom para saúde do coração...".
Ok, vamos lá: a substância responsável pelos benefícios do vinho se chama resveratrol e, na verdade, ela está presente na uva. Ou seja, para usufruir dos benefícios você não precisa consumir a bebida alcoólica: o suco de uva pode cumprir bem esse papel. O resveratrol atua impedindo a formação de placas de gordura nas artérias e nos vasos sanguíneos.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?. Escreve semanalmente em revistadonna.com.