Domitila Barros, Fred Nicácio e Gustavo disputam a preferência do público no paredão relâmpago formado na noite desta quinta-feira (23) no BBB 23. Ao que tudo indica, Gustavo será o escolhido para dizer adeus à casa mais vigiada do Brasil neste sábado (25), deixando para trás o prêmio acumulado em R$ 1,89 milhão.
O Caubói foi parar na berlinda em uma jogada de MC Guimê, que atendeu ao Big Fone e conquistou o poder supremo. O músico usou o benefício para tirar Cara de Sapato do paredão e colocar Gustavo em seu lugar.
Em enquetes realizadas por diferentes sites, Gustavo aparece como o provável eliminado da noite. Ele está à frente em quatro levantamentos acompanhados por GZH, que mostram Fred Nicácio na sequência e, por último, Domitila.
As enquetes não têm influência no resultado da votação realizada pela Globo, mas servem como uma amostra do que deve ser visto na noite deste sábado. Abaixo, GZH elenca os motivos que podem levar o fazendeiro a dizer adeus ao programa.
Key Alves
Seu par desde que o programa começou (literalmente), a jogadora de vôlei Key Alves pode ser pivô da eliminação de Gustavo. Um dos motivos é o fato de parte do público não ter comprado totalmente a ideia do casal GusKey — o primeiro a ser formado no programa —, ao contrário de outros pelos quais os espectadores torcem amplamente, como Cara de Sapato e Amanda (que ainda nem se beijaram), e Fred e Larissa.
Enquanto eles conquistaram o carinho de alguns, comentários nas redes sociais mostram que outros já estão cansando do casal, provavelmente por Gustavo e Key passarem muito tempo juntos — o que, inclusive, já foi motivo de discussão entre os dois em duas ocasiões. Momentos íntimos embaixo do edredom também geraram críticas na internet, além das "conversas picantes" que eles não se importaram de manter com o Brasil todo de plateia.
Key também tem se revelado uma figura polêmica no programa, com falas e comportamentos considerados problemáticos pelo público, como alimentar a rivalidade feminina. Ela já detonou, por exemplo, as sisters Larissa e Bruna Griphao em mais de uma ocasião. Por ser o seu par romântico, Gustavo acabou envolvido em algumas ações e, inclusive, chegou a participar delas, como quando cismou que Larissa estaria interessada nele.
Outra expectativa de quem acompanha o reality é sobre como Key reagiria sem sua dupla fiel ao lado. Contudo, os dois são fortes no jogo e exercem uma grande influência na casa. Assim, o casal levanta um debate sobre ser queridinho ou vilão no programa.
Jogo duplo e falsidade
Vale lembrar ainda que Gustavo e Key têm sido duramente criticados na internet por atitudes vistas como "falsas" — sobretudo após o jogo duplo do gaúcho Cristian ser desmascarado. A estratégia adotada pelo brother foi apoiada e incentivada por Gustavo e Key, mas eles alegaram que não sabiam de nada e se voltaram contra o aliado quando a história veio à tona. Aliás, o público destacou que Cristian perdeu a oportunidade de contar a verdade aos outros participantes, o que talvez pudesse ter evitado sua eliminação na última terça.
O casal também virou assunto após o paredão relâmpago desta quinta, pela forma como reagiram à indicação de MC Guimê. O artista procurou GusKey para falar sobre sua decisão e os três pareciam ter se acertado. Porém, logo que o cantor saiu do quarto, o casal fez gestos obscenos para debochar do brother.
Intolerância religiosa
Outro fator que pode fazer diferença na votação é um episódio ocorrido na segunda-feira (20), em que Caubói, Key e Cristian afirmaram "sentir medo" do colega de confinamento Fred Nicácio, em razão de sua religião de matriz africana. Após o verem rezando na madrugada, eles insinuaram que o médico estaria fazendo algo assustador, "os negócios dele".
O caso motivou acusações de intolerância religiosa nas redes sociais. Depois de Tadeu Schmidt dar um recado aos participantes sobre diversidade religiosa na casa, os três ficaram preocupados com a situação. Gustavo desabafou com Cara de Sapato, mas buscou se defender, alegando que não desrespeitou nenhuma religião.
O episódio, inclusive, é um dos motivos que podem explicar a eliminação do gaúcho no último paredão.