O espírito carnavalesco não foi suficiente para atenuar o climão que ficou entre Cristian, Gustavo e Key Alves depois de ouvirem o recado de Tadeu Schmidt sobre diversidade religiosa no BBB 23. Após o trio ter afirmado estar com medo de Fred Nicácio, que segue religião de matriz africana, por vê-lo orando e "fazendo os negócios dele" de madrugada, o apresentador teve de intervir durante o programa ao vivo para lembrá-los de que não existe religião boa e religião ruim.
Os três começaram a ficar preocupados com a situação assim que ficaram sozinhos. Com Cara de Sapato, Gustavo desabafou:
— Foi um trem que nós falamos, mas ninguém desrespeitou — começou o fazendeiro. — A gente estava falando da religião, mas não desrespeitei em nenhum momento. Respeito a religião de cada um. Foi a intenção da pessoa. Não por religião, porque religião respeito todas, já fui em todas. Mas é a intenção da pessoa, não a religião em si.
Na sala, Cristian e Key falaram sobre o assunto com outros participantes.
— Eu sei o que eu senti. É pressão de energia — explicou-se o gaúcho.
— Eu respeito todas as religiões. Todas! Inclusive, tenho amigos de todas (...). Que eu sinto uma energia pesada aqui, eu sinto. Isso é inevitável. O tempo inteiro, cara — acrescentou a jogadora de vôlei.
Os dois disseram que não criticaram Fred Nicácio por sua religião, mas por acreditarem que ele tinha "intenções" negativas contra eles. Por fim, a paulista disse que "não vai enganar seus sentimentos" e que está "tranquila" quanto ao ocorrido:
— É inevitável quando a gente sente as coisas. Não vou ficar forçando uma parada que não tá dando pra mim, cara. (...) Só por que falam que tem de ser assim? Não dá pra mim. Respeito é respeito, mas eu não sou obrigada a ficar de amiguinho, não...
Em resposta, Aline Wirley sugeriu que Cristian fosse falar com Nicácio para entender o que ocorreu de verdade durante a madrugada.
DR entre Cristian e Nicácio
Momentos depois, o gaúcho chamou o médico para uma conversa na varanda.
— Fiquei bem mal e quero entender o que aconteceu. Essa noite, não sei se você passou mal, se aconteceu alguma coisa, mas eu acordei e você estava parado na minha frente, no quarto. Você lembra? Vi você parado, umas duas vezes. Me deu um aperto no peito...
Nicácio explicou que foi até o confessionário porque estava com dor e que ficou parado no escuro porque estava tentando se adaptar à luminosidade no quarto para ir até a cama, sem tropeçar em ninguém. Ele questionou o porquê do papo e Cristian disse que "não tem nenhum problema com religião":
— Às vezes você fala algumas palavras que devem ser da sua religião. Não que eu não me sinta confortável, mas eu não entendo o que é e às vezes fico meio receoso.
O médico seguiu questionando qual era a relação entre os dois assuntos.
— Uma coisa é eu estar na frente da sua cama tentando passar para a minha porque está tudo escuro, outra coisa é a religião. Não consegui entender o que tem a ver — disse ele.
"Incrédulo"
Depois que o empresário saiu, Fred Nicácio contou para Marvvila a conversa.
— Era só o que faltava, eu ser atacado com intolerância religiosa nessa altura do campeonato. Ele insinuou que eu estava na frente da cama dele... — disse o brother, sem completar a frase. — Fiquei incrédulo. Não estou acreditando que ele quis dizer isso!