O resultado do último paredão do BBB 23 pegou parte do público de surpresa. Contrariando as previsões de várias enquetes que apontavam a eliminação de Ricardo com cerca de 50% dos votos, o gaúcho Cristian foi quem deu adeus ao reality na noite dessa terça-feira (21).
Como ressaltou Tadeu Schmidt em seu discurso de eliminação, a decisão do público foi dinâmica e o caxiense quase escapou da eliminação. Ao que tudo indica, um movimento formado nas redes sociais de última hora, após o programa exibido na segunda-feira (20), foi o grande responsável por encerrar a trajetória dele no reality.
Não por acaso, o clima no Twitter foi de celebração com resultado do paredão. A frase "o bem venceu" entrou para os assuntos mais comentados da rede social minutos depois do anúncio.
Mas, afinal, o que aconteceu para que o encrenqueiro Ricardo ficasse, em detrimento de Cristian? A seguir, GZH resume os fatores que levaram à eliminação do gaúcho.
Pego no pulo
Verdade seja dita: Cristian nunca foi um participante querido pelo público. Na primeira semana do reality, ele entrou acorrentado a Marvvila, mas a relação dos dois estava longe de ter química, com o gaúcho frequentemente dando cortes na cantora e falando grosserias.
Sua personalidade fria não cativou nem os colegas de confinamento nem o público, o que fez dele um dos principais concorrentes a primeiro eliminado da temporada. Um indicativo disso foi que, na segunda semana do reality, Cristian era o que menos havia ganhado seguidores no Instagram, junto com Domitila.
Mas ele conseguiu escapar do primeiro paredão e, nas semanas seguintes, pôde mostrar mais da estratégia que havia preparado para disputar o prêmio. Foi um jogo arriscado: insatisfeito com o grupo fundo do mar, mas sem coragem de ir para o time deserto, Cristian decidiu fazer um movimento duplo, com o aval de seus aliados. A ideia era se aproximar de Paula e Bruna Griphao e, assim, descolar informações do jogo rival.
A jogada teria dado certo, mas Cristian acabou indo longe demais. A aproximação com as duas se deu por flertes, o que pegou mal com o grupo deserto, que o acusou de manipulá-las emocionalmente. Além disso, o gaúcho "traiu" o grupo fundo do mar votando em Fred Nicácio e acabou escorraçado por toda a casa. Na semana seguinte, foi o mais votado.
Relação com GusKey
Mesmo isolado no game, Cristian seguiu podendo contar com amizade de Gustavo e Key Alves. Dentro da casa, os dois são vistos como participantes fortes, por formarem um casal e porque o fazendeiro faz o tipo "caúboi", que costuma agradar o público do programa. Talvez por conta disso, o empresário decidiu não revelar aos colegas de confinamento que eles foram coniventes com a sua estratégia de espião, e preferiu dar palco para o teatro que o casal fez dizendo que não sabia de nada. Com o público, a omissão foi vista como covardia.
Ao invés disso, Cristian preferiu se aliar à dupla. Só que, aqui fora, os dois estão mais do que queimados. Gustavo é criticado por ser falso e a jogadora de vôlei tem acumulado avaliações negativas por falar de outras mulheres sem razões coerentes, entre outros fatores.
Os três, juntos, acabaram formando uma amizade para lá de tóxica. Nas redes sociais, eles ganharam o apelido de "trio Chernobyl".
Intolerância religiosa?
A pá de cal em Cristian foi um episódio ocorrido na manhã de segunda-feira (20). Em papo com Key e Gustavo, ele demonstrou estar com medo de Fred Nicácio, que é de religião de matriz africada, após vê-lo "fazendo os negócios dele", conforme descreveu, enquanto o brother rezava na madrugada. A fala foi apontada como intolerância religiosa por parte dos espectadores, o que fez com que Tadeu Schmidt tivesse que dar um recado sobre diversidade religiosa no programa ao vivo.
Para tentar limpar sua barra após a bronca do apresentador, Cristian decidiu ter uma conversa com Fred. Só que ele não pediu desculpas ou admitiu o erro, preferindo se esquivar quando o médico o confrontou.
— Uma coisa é eu estar na frente da sua cama tentando passar para a minha porque está tudo escuro, outra coisa é a religião. Não consegui entender o que tem a ver — disse o médico.
— Não tem nada a ver um assunto com o outro — respondeu Cristian, encerrando o papo em seguida.
Para o público, a atitude pareceu medrosa. Afinal, os espectadores não costumam levar a mal traições e manipulações, desde que o participante tenha "culhão" para bancar essas atitudes. Como resumiu Tadeu Schmidt, se não fosse o medo — de assumir o erro com Fred Nicácio, mas também de mudar de grupo ou de expor a conivência de Key e Gustavo com sua estratégia —, Cristian poderia ter escapado da eliminação.