"Quem foi o eliminado do BBB 23?" é a pergunta que circula toda semana, após o paredão do Big Brother Brasil 23, nas redes sociais. Entre famosos e anônimos, 22 competidores entraram na casa mais vigiada do Brasil para concorrer ao prêmio, que atualmente ultrapassa a marca de R$ 2 milhões.
Mas, para que se chegue a um grande campeão, é necessário que os demais concorrentes sejam eliminados um a um, disputando a preferência do público em votações abertas semanais.
Confira todos os eliminados do BBB 23
Até o momento, 15 participantes já deixaram o BBB 23. A última a ser eliminada foi Sarah, que saiu com 58,2% dos votos em paredão contra Aline Wirley e Bruna Griphao.
Outros dois brothers (MC Guimê e Cara de Sapato) foram expulsos do programa.
Marília - 52,7% dos votos
Primeira eliminada da edição, a sister disputou um paredão que se formou em uma dinâmica diferente da habitual. A berlinda que inaugurou a edição teve dois momentos. Inicialmente, o público votou em qual dupla gostaria de enviar para um quarto secreto. Marília e Fred Nicácio, que disputavam a vaga com o casal Gustavo e Key Alves, foram os escolhidos.
Na sequência, o programa abriu uma nova votação. Desta vez, os espectadores deveriam escolher qual participante do quarto secreto seria eliminado. Com 52,7% dos votos, a maquiadora deixou a competição.
Gabriel Fop - 53,3% dos votos
O modelo foi eliminado em uma disputa acirrada e rodeada de polêmicas. Sua relação com a sister Bruna Griphao, marcada por situações que foram consideradas abusivas por parte do público, foi decisiva para sua saída da casa. No paredão, ele disputava a permanência com Domitila Barros e Cezar Black, mas levou 53,3% dos votos e deu adeus ao reality. A modelo recebeu 46,09% dos votos. Já Cezar teve a porcentagem de apenas 0,61%.
Tina - 54,12% dos votos
Terceira eliminada da edição, a modelo e jornalista foi direto para o paredão após ser indicada pelo líder da semana, Gustavo. Na berlinda, ela disputou a preferência do público com Cezar Black e Gabriel Santana. Acabou levando a pior e deixou o reality com 54,12% dos votos. Nessa segunda disputa, Black teve 43,21% dos votos. Gabriel, por sua vez, foi figurante, com apenas 2,67%.
Paula - 72,5% dos votos
A paraense, que veio da casa de vidro, foi a quarta eliminada do BBB 23. Ela disputava o primeiro paredão quádruplo da edição com Amanda, MC Guimê e Bruno Gaga. A biomédica foi a escolhida para se despedir da casa mais vigiada do Brasil. Bruno, que vinha sendo apontado pelas pesquisas como o mais provável a ser eliminado, recebeu 23,68% dos votos. Já MC Guimê levou 2,07% e, Amanda, 1,75%.
Cristian - 48,32% dos votos
O gaúcho Cristian foi o quinto eliminado do BBB 23 com 48,32% dos votos. O empresário disputava o paredão com Ricardo e Fred. Cezar Black, líder da semana, indicou seu desafeto Ricardo ao paredão. Cristian foi o mais votado pela casa, com 10 votos. Fred, que caiu direto na berlinda por conta de uma consequência da prova do líder, teve direito a um contragolpe e escolheu Domitila Barros para a disputa. A sister venceu a prova bate-volta e escapou da votação do público.
Enquetes realizadas por diferentes sites apontavam Ricardo como o provável eliminado, mas a previsão não se confirmou. O brother recebeu 40,39% dos votos. Já Fred levou 11,29%.
Gustavo - 71,78% dos votos
Gustavo foi o sexto eliminado do BBB 23 com 71,78% dos votos. O fazendeiro, que disputava o paredão relâmpago com Domitila Barros e Fred Nicácio, levou o maior número de votos do público para dar adeus à casa mais vigiada do Brasil. Em segundo lugar, Fred Nicácio recebeu 24,37% dos votos. Já Domitila Barros, 3,85%.
A berlinda turbo foi formada logo após a prova do líder da semana. Vencedora da disputa, Sarah Aline teve de escolher alguém para mandar direto para o paredão e indicou Cara de Sapato. Ele puxou Fred Nicácio no contragolpe. Em seguida, a casa se reuniu para votar. A mais votada foi Domitila. Como MC Guimê atendeu o Big Fone e ganhou o poder supremo, ele pôde trocar qualquer pessoa que estivesse no paredão, inclusive ele próprio ou o indicado pelo líder. Ele removeu Cara de Sapato e colocou Gustavo em seu lugar.
Key Alves- 56,76% dos votos
Key Alves foi a oitava eliminada do BBB 23. A sister disputava o paredão com Sarah Aline e Domitila Barros, mas acabou somando 56,76% dos votos e deu adeus à casa mais vigiada do Brasil e ao prêmio milionário.
A dinâmica do paredão começou a ser formada quando MC Guimê atendeu o Big Fone e indicou Key e Cezar Black para a berlinda — o enfermeiro, porém, se salvou ao atender o telefone da casa, que tocou novamente no sábado. Já no domingo, o líder Fred mandou Sarah Aline direto para a berlinda. Na sequência, os votos da casa foram decididos em grupos. Dona do poder curinga, Sarah pôde escolher em que grupo iria ficar e foi a primeira a votar dentro do quarto deserto. No grupo azul, a maioria dos votos garantiu Domitila Barros na berlinda. Já no amarelo, os aliados Gabriel, Sarah e Cezar votaram em Larissa, enquanto a catarinense, Cara da Sapato e Amanda miraram em Marvvila. A pagodeira, porém, hesitou em votar em Larissa e escolheu Amanda, o que causou um empate. No fim das contas, o líder Fred escolheu salvar a namorada e Marvvila foi ao paredão.
Cezar Black, por ter atendido ao Big Fone, também pôde indicar alguém ao paredão e escolheu MC Guimê. Com isso, Domitila, Guimê, Key e Marvvila disputaram a prova bate-volta. Guimê e Marvvila se salvaram, deixando Domitila e Key na berlinda. Sarah Aline, escolha do líder, não teve chance de tentar escapar do paredão, como é tradição no programa.
Fred - 50,23% dos votos
Fred foi o décimo eliminado do BBB 23, com 50,23% dos votos. O brother disputava o paredão com Domitila Barros e Gabriel Santana.
O paredão começou a ser formado com o anjo Gabriel Santana imunizando Sarah Aline. Bruna Griphao, líder da semana, indicou Domitila ao paredão. A votação da casa foi feita no confessionário. Ricardo, que havia arrematado o poder curinga, abriu os trabalhos votando em Fred. Entretanto, ele poderia ter o voto em dobro ou anulado. A decisão ficou por conta da mexicana Dania Mendez, que resolveu por invalidar a escolha do brother.
Gabriel Santana - 56,45% dos votos
Gabriel Santana foi o 11º eliminado do BBB 23, com 56,45% dos votos. O brother disputava o paredão com Aline Wirley e Bruna Griphao, ambas também integrantes do time Camarote, mas foi escolhido pelo público para dar adeus à casa. Enquetes realizadas por diferentes sites mostravam Bruna como a provável eliminada da noite, seguida de perto pelo ator, previsão que não se realizou.
Marvvila - 56,45% dos votos
Marvvila foi a 12º eliminada do BBB 23. A sister estava no paredão com Amanda, Domitila Barros e Larissa. As quatro disputavam a preferência do público em uma dinâmica diferente, com voto para ficar. Deixaria o programa aquela que recebesse menos votos, que foi o caso da cantora, com 16,95% dos votos. Larissa recebeu 23,04%, Domitila, 25,69%, e Amanda, 34,32%.
Fred Nicácio - 51,14% dos votos
Fred Nicácio foi o 13º eliminado do BBB 23, com 51,14% dos votos. O brother disputava o paredão com Bruna Griphao e Sarah Aline, mas foi escolhido novamente pelo público para dar adeus à casa mais vigiada do Brasil e ao prêmio acumulado em mais de R$ 2 milhões. Em uma disputa acirrada, Bruna Griphao recebeu 47,53% dos votos. Já Sarah Aline, 1,33%, aparecendo como figurante no paredão da semana.
Essa foi a segunda vez que o médico foi eliminado pelo público — ele já havia deixado a casa no final de fevereiro, mas, com a dinâmica da casa do reencontro, foi escolhido, também pelos espectadores, para retornar ao jogo ao lado de Larissa.
Cezar Black - 48,79% dos votos
Cezar Black foi o 14º eliminado do BBB 23, com 48,79% dos votos. O brother foi encarou o paredão com Aline Wirley e Amanda. A disputa foi acirrada, com Aline Wirley recebendo 45,74% dos votos. Já Amanda obteve 5,47%, aparecendo como figurante na berlinda.
Enquetes já mostravam Cezar liderando a maioria das pesquisas de intenção de eliminação. A previsão se confirmou e o enfermeiro foi quem deixou o jogo.
Sarah - 58,2% dos votos
Sarah foi a 15ª participante eliminada do BBB 23 em disputa com Aline Wirley e Bruna Griphao. Ela foi para a berlinda por conta do contragolpe de Aline, que por sua vez foi indicada pela líder Domitila. Bruna foi a mais votada pela casa, em dinâmica que estava em desvantagem por ter perdido a prova do monstro.
EXPULSOS DO BBB 23
Cara de Sapato e MC Guimê foram expulsos do BBB 23 no dia 16 de março. A decisão da Globo veio na esteira da repercussão negativa das atitudes dos dois brothers com Dania Mendez durante a festa do líder MC Guimê. Internautas acusaram o lutador de assédio e pediram a expulsão dele após imagens da interação entre os dois circularem na internet. Eles também apontaram que MC Guimê teria passado a mão nas nádegas da visitante durante a festa. A mexicana veio do reality La Casa de los Famosos para passar alguns dias junto aos confinados do programa brasileiro.
Após a festa, o lutador segurou a mexicana, que estava deitada na cama, pelos pulsos e beijou o pescoço dela, enquanto a influenciadora tentava se desvencilhar. Um aviso de atenção foi mostrado nos monitores e ele soltou Dania. Domitila e Marvvila, que também estavam no quarto, explicaram que não se pode "brincar assim". As duas chegaram a conversar com a mexicana após Sapato sair do quarto, pedindo que ela avisasse se não estivesse gostando das "brincadeiras". Antes disso, o lutador já havia abraçado a visitante e dado um selinho nela. Alguns espectadores apontaram que ela estava se esquivando e não queria beijá-lo.
Dania Mendez também foi tocada de forma inapropriada por MC Guimê durante a festa. O funkeiro deslizou a mão pelas costas da visitante mais de uma vez, descendo até o bumbum dela, que reagiu tirando a mão do brother de seu corpo.
DE VOLTA AO PROGRAMA
Fred Nicácio, sétimo eliminado da edição, e Larissa, nona eliminada, foram selecionados pelo público para voltar ao BBB 23. Eles retornaram na noite no dia 23 de março à casa mais vigiada do Brasil e à disputa pelo prêmio. Larissa recebeu 30,86% dos votos, e Fred Nicácio, 25,12%.
Enquetes realizadas por diferentes sites mostravam os dois como alguns dos favoritos para retornar à casa, junto a Cristian e Key Alves. Além deles, Marília, Gabriel, Tina, Paula e Gustavo também estavam participando da casa do reencontro, onde disputavam a preferência do público para ocupar duas vagas de volta no reality.