Gabriel Fop foi o segundo eliminado do BBB 23 nesta terça-feira (31), com 53,3% dos votos. O modelo disputava a permanência na casa com Cezar e Domitila Barros, no primeiro paredão tradicional desta edição, após uma semana com disputa em duas fases, incluindo o quarto secreto.
No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt fez referência ao recado que mandou para Gabriel e Bruna Griphao na semana anterior, no qual alertou sobre os comportamentos tóxicos no relacionamento do então casal. Na fala, também frisou que brigas e desentendimentos são inerentes a qualquer convivência.
— Agora, uma coisa totalmente diferente é um relacionamento afetivo marcado por agressividade em palavras e gestos. As pessoas envolvidas não se dão conta do que está acontecendo, vários episódios vão se sucedendo e elas não percebem (...) No relacionamento tóxico, a agressividade é normalizada. Isso não é do jogo, tem que deixar de fazer parte da nossa vida — ressaltou.
— No passado, se dizia "em briga de marido e mulher não se mete a colher". Hoje, mete-se a colher, sim, rápido, antes que o pior aconteça. Por isso dei aquele recado nove dias atrás, aquilo tinha que parar — explicou.
Tadeu seguiu reforçando que o recado caiu "como uma bomba" na cabeça de Gabriel.
— Havia uma situação que você desconhecia, não sabia exatamente o que fez. De repente, você se viu no meio de um furacão, tudo estava contra você. Você tinha vontade de sumir, mas aguentou firme, apostando na ideia de que quem erra merece uma segunda chance. E não é assim que funciona? Ou quem erra vai ser condenado para sempre? Não tem segunda chance? Se a vida está seguindo em uma direção que a gente não deseja, é um privilegio receber um alerta para corrigir o rumo, é para se agarrar nesse alerta e aproveitar a chance de pagar pelos erros e seguir como uma pessoa melhor — acrescentou.
Tadeu também ressaltou que nove dias poderiam não ser o suficiente para mostrar a mudança de alguém. O apresentador finalizou destacando que a votação serviria para colocar um ponto final na história, permitindo seguir com o jogo e com a vida, e, assim, anunciou a eliminação de Gabriel.
Como a berlinda anterior, que eliminou Marília, essa também teve uma disputa acirrada. Enquetes realizadas por diferentes portais da internet mostravam Domitila e Gabriel quase empatados na provável eliminação. A modelo recebeu 46,09% dos votos. Já Cezar teve a porcentagem de apenas 0,61% dos votos, sendo figurante no paredão.
Reação de Gabriel
Gabriel chorou com a notícia de que havia sido eliminado e foi consolado pelos participantes. Bruna e o ex também se emocionaram na saída, e a sister também foi amparada pelos confinados após o adeus.
— Tchau, Bruna. Obrigado, viu, você foi muito especial para mim — disse Gabriel ao se despedir com um abraço.
Já do lado de fora, Tadeu aconselhou o ex-BBB a olhar as cenas, a repercussão e conversar com as pessoas para entender a dimensão do que aconteceu, mas afirmou acreditar que ele sairá fortalecido da situação.
— A gente falha para melhorar no fundo, né. Todas as palavras que eu falei de arrependimento, de vergonha, não foram da boca para fora, independentemente do resultado, tudo que eu falei lá dentro de melhorar como pessoa vai ser aplicado lá fora, porque a gente aprende assim, caindo — garantiu Gabriel.
O paredão desta semana foi formado pela indicação de Black pelo líder Cara de Sapato. O enfermeiro puxou Gabriel no contragolpe a que teve direito. Depois, a casa votou individualmente. Com uma estratégia planejada pelo quarto fundo do mar, Domitila Barros e MC Guimê foram os mais votados, mas o líder utilizou o poder curinga para vetar o cantor do paredão. Assim, Cristian foi puxado por ser o terceiro mais votado, mas conseguiu se livrar da berlinda na prova bate-volta.