A madrugada foi tensa no BBB 23. No programa de domingo (22), a casa formou o seu primeiro paredão, entre as duplas Fred Nicácio e Marília e Gustavo e Key Alves. Além disso, o elenco recebeu um "toque" de Tadeu Schmidt sobre os comportamentos tóxicos de Gabriel Fop no relacionamento com Bruna Griphao.
Abalados, os dois receberam o apoio de aliados ao longo da noite. Guimê foi o primeiro a se dirigir a Gabriel, com um discurso na sala, para todos ouvirem:
— A sua parada, o seu erro, foi um bagulho de relacionamento, não tem nada a ver com o seu jogo e com o seu caráter. Você é um cara gente boa e você tem como provar isso. Deus te deu uma nova oportunidade.
Apoio feminino
Já Bruna recebeu o apoio de várias mulheres da casa. Em uma conversa na sala, a sister revelou que se sentia culpada pelo comportamento do affair, afirmando que "não tem só vítima ou só vilão".
Em outro momento, ela contou para suas amigas que viveu relacionamentos abusivos antes de entrar no BBB.
— Na minha vida, eu já vivi muitos relacionamentos abusivos, do tipo com agressão, ameaças. Então, para mim, entender um gatilho disso... — começou. — Eu aceito qualquer coisa. Eu não tenho percepção. Pra mim, o Gabriel era um príncipe.
Aline a consolou lembrando que todas as mulheres da casa têm uma "responsabilidade social".
— A gente tem de se atentar a isso, porque a gente não sente, a gente não vê. É por isso que o Brasil está falando tanto, isso é intolerável.
Já Larissa aconselhou a atriz a encarar a situação como uma lição.
— Isso aqui vai ser um pontapé para uma mudança. Se eram antes todos os relacionamentos assim, a partir de agora, não vai ser. Talvez você viveria o resto da vida sem perceber as coisas. Isso aqui vai ser uma escola para ti.
Término de relacionamento
Por fim, Bruna decidiu terminar o caso que tinha com Gabriel.
— Acho que a gente precisa se afastar mesmo, não está legal — falou, abraçando o brother. — Não é só sua culpa, é minha culpa também. Acho que se a gente não se afastar agora, vamos estar ignorando o bagulho.
— Concordo super com você, mas quero que você reconheça que eu fiz merda na hora de falar e eu assumo. Não tem problema botar o pé no chão e voltar atrás — respondeu ele.
Os dois concordaram em seguir como amigos na casa.
— Nunca vou faltar com respeito com você de novo, minhas atitudes vão mudar. Não quero que a gente se relacione porque não quero você ligada a mim. A gente vai achar um jeito, vamos aos poucos — concluiu o paulista.
Barraco
Outro assunto que mobilizou conversas e discussões durante a noite foi a formação do paredão — que, na verdade, levará a dupla mais votada a um quarto secreto. Indicada pelas líderes Bruna e Larissa, Key não gostou da justificativa das sisters e foi tirar satisfações.
— Você em nenhum momento tentou chegar comigo. Nenhum minuto você veio falar comigo. Agora você falar que eu não fui falar com você, você está certa, eu não fui mesmo — falou a jogadora de vôlei.
— Eu sinto que tu deu abertura para os meninos e para mim tu não deu nenhuma abertura. Eu comecei a notar que tu não era quietinha, porque com todo mundo tu conversa e comigo não — respondeu a catarinense.
— Não tive intenção nenhuma de te magoar ou te ignorar — replicou Key.
— Mas eu sinto que não teve abertura nenhuma. Minha visão é essa que, de todo mundo, eu tive alguma abertura, mesmo mínima. Com você, não teve. Não tem como eu botar outra pessoa — justificou Larissa.
— Não tô pedindo para você falar que tinha que botar outra pessoa. Se para você é isso, é isso — disse a jogadora de vôlei.
— Tu reconhece que a gente não tem troca nenhuma? Tudo certo! — afirmou a líder.
— Tudo certo — finalizou a dupla de Gustavo.
VTzeiro?
Os holofotes foram para Guimê após o discurso apoiando Gabriel na sala. Fred Nicácio e Key criticaram a postura dele.
— Que paz no meu coração o Brasil saber do caráter deles. O Guimê mandando papo de segunda chance — afirmou o médico.
— Sabe o que é isso? VT! — disse a emparedada.
— Claro! Artista, né? Queria VTzar ali! — alfinetou Nicácio.
Nem os aliados de Guimê aprovaram a atitude.
— Viu a reação que ele teve? Não tava falando só para o Gabriel ouvir. Não tava falando para o Gabriel, tava falando para a galera do outro grupo ouvir, para a câmera — apontou Fred, em uma conversa reservada com Larissa.
Os dois também analisaram que o funkeiro pode estar influenciando na "imagem ruim" do grupo e sugeriram buscar novas alianças.
— Quando as pessoas falam de jogo de maldade, do outro grupo, que a gente não entende, só pode ser o Guimê.