Fred e Ricardo são os vencedores da primeira prova de resistência do BBB 23, que valia imunidade e R$ 10 mil para cada um, além de 10 anos de assinatura do Globoplay. A dupla resistiu durante 12 horas. A vitória veio após a eliminação de Bruna Griphao e Larissa, que também disputavam a reta final da prova.
Disputada entre as duplas que foram definidas a partir da votação do público, a prova consistia em apertar um botão sempre que alguma produção do Globoplay aparecesse no telão. A dupla que apertasse primeiro, vencia a rodada e conquistava o direito de descansar em um sofá, enquanto as outras eram submetidas a um espaço cercado, enfrentando intempéries como chuva e vento. Os brothers e sisters poderiam sair da prova por desistência ou eliminação.
Isso porque algumas rodadas específicas foram eliminatórias, fazendo com que a última dupla a apertar o botão fosse desclassificada da disputa. Conforme as regras explicadas por Tadeu Schmidt, também seria eliminada a dupla que apertasse o botão antes de a produção Globoplay aparecer no telão, queimando a largada. Foi o que ocorreu com MC Guimê e Tina, os primeiros eliminados, e Marvvila e Cristian, os segundos.
Por conta disso, os quatro têm uma desvantagem importante. As duas primeiras duplas que saíssem da prova, fosse por eliminação ou por desistência, estariam automaticamente fora da prova do líder, que também será disputada a dois, na próxima quinta-feira (19). Ou seja: as chances de enfrentar o paredão já na primeira semana do reality são grandes.
A terceira dupla a deixar a prova era a formada por Domitila e Cezar. Depois, Aline e Bruno também se despediram da disputa. Key e Gustavo foram a quinta dupla eliminada, após uma decisão técnica da direção da prova. A saída dos dois foi comemorada pela atriz Bruna Griphao, o que acabou irritando o brother.
Tempo depois, após uma reavaliação feita pela produção, Key e Gustavo voltaram ao provódromo. Ele, que já estava bravo com a reação da concorrente, retornou cheio de provocações, mandando um "Chupa, Bruna". O clima ficou tenso entre os brothers.
Com o retorno de Key e Gustavo, a prova voltou a ter sete duplas na disputa. Mas não por muito tempo. Na sequência, as duplas formadas por Amanda e Cara de Sapato, Marília e Fred Nicácio e Paula e Gabriel deram adeus à competição e retornaram à casa.
Key e Gustavo foram eliminados em seguida, com mais de sete horas de prova. Gustavo revelou depois aos colegas que fez xixi durante a competição, o que não é permitido pelo regulamento em provas de resistência. As três duplas que ainda estavam na disputa — Fred e Ricardo, Gabriel Santana e Sarah Aline e Bruna Griphao e Larissa — vibraram com a saída dos dois. Bruna, que já havia se desentendido com Gustavo quando ele e Key deixaram o provódromo pela primeira vez, também caiu no choro.
Com mais de 10 horas de prova, Gabriel e Sarah Aline foram a nona dupla a deixar a prova. Seguiram na disputa Fred e Ricardo e Bruna Griphao e Larissa.
Fred e Ricardo foram os vencedores. Eles faturaram R$ 10 mil cada e estão imunes ao paredão, que nesta primeira semana também será disputado em dupla e em duas etapas.
Na primeira, uma dupla será "eliminada" perante os colegas de confinamento, que vão acreditar que os dois integrantes da dupla deixaram o reality. Eles, porém, irão para um quarto secreto, onde disputarão individualmente a preferência do público. Aí sim um dará adeus ao BBB 23, enquanto o outro voltará à casa mais vigiada do país.