O cantor e compositor MC Guimê foi anunciado pela TV Globo como participante do Camarote do BBB 23. Ele tem 30 anos e é casado. Nascido e criado em Osasco, em São Paulo, conta que veio de família humilde e que os pais sempre fizeram de tudo para que ele e seus irmãos não passassem necessidade.
Guimê começou a trabalhar cedo em uma quitanda do bairro. Usava o dinheiro que ganhava para ajudar nas contas de casa e comprar as coisas que queria. Nessa mesma época, teve seus primeiros contatos com a música, principalmente com o funk e o rap. Começou a fazer improvisos e ingressou profissionalmente no ramo aos 15 anos, cantando funk. Com apenas um ano de trabalho, suas músicas começaram a fazer sucesso, especialmente na vertente do funk ostentação, e, desde então, seu trabalho virou um símbolo do ritmo em São Paulo.
Sua música País do Futebol chegou à marca de 100 milhões de visualizações no YouTube. Em 2022, participou, junto com a esposa, a também cantora Lexa, do The Masked Singer Brasil.
Ele se considera uma pessoa tranquila e "good vibes". Diz que é intenso, mas que mantém o equilíbrio em situações adversas:
— Consigo me manter sereno mesmo se tudo estiver um caos.
Afirma que sua personalidade veio da maturidade que foi obrigado a ter desde pequeno. Revela ser cheio de manias, principalmente ligadas à organização. Mas não se considera uma pessoa de briga.
— No momento da treta, eu vou ser um pouco "coach Guimê" — brinca ele, que prefere a conversa e diz pensar sempre no bem do coletivo. Avalia-se ainda como uma pessoa competitiva e focada em seus objetivos.
O cantor afirma que o convite para participar do Big Brother Brasil foi uma das coisas mais loucas que aconteceram em sua vida nos últimos tempos. Ficou com medo, mas, por ser fã do programa e querer se desafiar, decidiu aceitar.
— Quando tenho desafios, coloco na mente e no coração e vou até conseguir. Posso mudar de estratégia e ponto de vista, mas se eu tenho uma meta a ser alcançada, eu sigo nela até realizar. E a minha meta é ganhar o BBB 23 — avisa.