O fim do mundo é um mundo sem fim no streaming.
Embora uma das mais famosas séries pós-apocalípticas, Battlestar Galactica (2004-2009), e uma das mais recentes (Raised by Wolves, que teve Ridley Scott como produtor executivo e diretor dos dois primeiros episódios) estejam indisponíveis, não faltam opções do gênero nas plataformas.
A lista abaixo (ordenada pela data de lançamento das obras) reúne 11 títulos que mostram como seria a Terra após pandemias, ataques de zumbis, desastres climáticos e guerras nucleares.
1) The Walking Dead (2010-2022)
Baseada nos quadrinhos homônimos, a série em que o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) acorda de um coma e depara com um mundo dominado por zumbis foi um fenômeno de audiência, gerando vários spinoffs, como Fear the Walking Dead e The Walking Dead: World Beyond. (Netflix e Star+)
2) The 100 (2014-2020)
97 anos após uma guerra nuclear devastadora, os sobreviventes conhecidos são os moradores de 12 estações espaciais, que se uniram para formar uma única, a Arca. Os recursos são escassos e todos os crimes, não importando sua natureza ou gravidade, são puníveis com a morte, a menos que o criminoso seja menor de 18 anos. Após ser detectada uma falha crítica nos sistemas de suporte de vida da Arca, cem adolescentes delinquentes são enviados à Terra em uma última tentativa de testar se o planeta voltou a ser habitável. (7 temporadas, Netflix)
3) Os 12 Macacos (2015-2019)
Baseado no filme homônimo de 1995, acompanha James Cole (Aaron Stanford), um viajante do tempo que veio de 2043 para os dias atuais na tentativa de impedir a liberação de um vírus que mataria 93,6% da população mundial. Unem-se a Cole a virologista Cassandra Railly e a gênia da matemática Jennifer Goines. (4 temporadas, Globoplay, com assinatura extra)
4) O Último Cara da Terra (2015-2018)
Trata-se de uma comédia, convém avisar. Conta a história de Phill Miller (Will Forte), que acreditava ser o único sobrevivente na Terra até que sua busca constante por sinais de vida dá fruto. Então, ele começa a mudar sua vida radicalmente ao conhecer Carol (Kristen Schaal), com quem se casa. Tudo se complica quando ele se apaixona por Melissa (January Jones). (4 temporadas, Star+)
5) 3% (2016-2020)
O Brasil também tem distopia. Após um evento apocalíptico, a sociedade acaba dividida em duas camadas: os que vivem no Maralto, com conforto e bem-estar, e aqueles condenados ao Continente, onde as cidades são destruídas e a miséria e a violência imperam. Para ascender socialmente, os jovens têm apenas uma chance: aos 20 anos, podem participar do Processo (uma analogia da meritocracia), uma seleção rigorosa da qual apenas 3% serão bem-sucedidos. No elenco, Bianca Comparato, Vaneza Oliveira, Rodolfo Valente e Zezé Motta. (4 temporadas, Netflix)
6) See (2019-2022)
Um vírus deixou a Terra com pouco mais de dois milhões de pessoas, que não enxergam e precisaram encontrar novas maneiras de interagir, construir, caçar e sobreviver. A sociedade é desafiada quando nascem irmãos gêmeos com visão. Eles são filhos de Maghra, mulher a quem Baba Voss (Jason Momoa), líder da tribo Alkenny, acolhe e se casa. No elenco, Dave Bautista. (3 temporadas, Apple TV+)
7) Expresso do Amanhã (2020-2022)
Série estadunidense baseada no filme do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que por sua vez adaptou a HQ francesa O Perfuraneve. Na trama, o que restou da civilização após uma tentativa frustrada de deter o aquecimento global está confinada em um trem condenado a trilhar permanentemente. Os vagões representam a divisão de classes: a elite dispõe de luxos como sauna, os mais pobres precisam fracionar a comida. Quando um assassinato atiça o conflito, Melanie Cavill (Jennifer Connelly), a chefe de "hospitalidade", recruta um rebelde: Andre Layton (Daveed Diggs), o único detetive de homicídios sobrevivente. (3 temporadas, Netflix)
8) Sweet Tooth (2021-)
Adaptação da homônima história em quadrinhos, se passa em um futuro pós-apocalíptico. Após um evento pandêmico denominado de Flagelo, que matou bilhões de pessoas, as únicas crianças nascidas são híbridas, mesclando características humanas e animais, e perseguidas. É o caso de Gus (Christian Convery), menino órfão com fisionomia de cervo e que adora doces (daí o título, Sweet Tooth, que pode ser traduzido como guloso). (2 temporadas até agora, Netflix)
9) The Last of Us (2023-)
A história tem início no ano de 2003, quando a população da Terra é quase toda devastada por um fungo. Vinte anos depois, vamos acompanhar a vida de Joel (Pedro Pascal), um sujeito de classe média, viúvo, que tem uma filha adolescente e um irmão que vive se metendo em confusão. Joel só se preocupa com a sobrevivência, mas recebe, a contragosto, a missão de levar em uma perigosa travessia pelos Estados Unidos uma adolescente, Ellie (Bella Ramsey), que pode ser a chave para a salvação. (1 temporada até agora, HBO Max)
10) Silo (2023-)
Conta a história das supostas últimas 10 mil pessoas da Terra. Entre elas, estão o xerife Holston (David Oyelowo), sua esposa, Allison (Rashida Jones), a mecânica Juliette (Rebecca Ferguson), a prefeita Ruth Jahns (Geraldine James) e o chefe do departamento de TI, Bernard Holland (Tim Robbins).
Elas moram no enorme silo do título, protegidas do aparentemente tóxico e mortal ambiente do lado de fora e sob a vigilância do Judicial, a rígida e temida organização governamental. É um bunker com 144 andares conectados por uma interminável escada em espiral. Na parte de cima ficam os ricos e os poderosos, e lá embaixo estão os trabalhadores que dão duro para manter funcionando o gigantesco gerador que mantém iluminada a cidade subterrânea. Holston e depois Juliette investigam as conexões entre a morte de um homem e teorias conspiratórias: um dos enigmas da série é saber se de fato o mundo como o conhecemos acabou. (1 temporada até agora, Apple TV+)