Por essa o cineasta Christopher Nolan não esperava: pouco antes do lançamento de seu confuso Tenet, surgiu Aviva (2020), outro filme com um palíndromo no título, outro filme que embaralha as percepções do espectador.
Exibido no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, do ano passado, o título agora está disponível em plataformas de streaming: Apple TV, NOW, Google Play e YouTube.
Aviva também é inesperado por causa do currículo anterior do diretor e roteirista estadunidense Boaz Yakin. A cinebiografia esportiva Duelo de Titãs (2000), a comédia dramática Grande Menina, Pequena Mulher (2003), o thriller O Código (2012) e o infantil Max: o Cão Herói (2015) jamais sugeriram o que ele fez em Aviva.
A sinopse até que é simples: depois de se conhecerem por redes sociais, uma jovem de Paris, Aviva, e um jovem de Nova York, Eden, decidem testar aquela paixão no mundo real. Só que esse mundo real é uma encenação: no início do longa, em um set de filmagem, a coreógrafa e bailarina Bobbi Jene Smith, nua em uma cama, apresenta os operadores de câmera, explica que, como a trama demanda bastante momentos de dança, Boaz Yakin achou melhor recrutar dançarinos que pudessem atuar do que o contrário. Ela também informa que o seu papel, na verdade, é o do que "geralmente identificamos como homem" (a identidade sexual e a fluidez de gênero são dois temas de Aviva).
Ela é Eden, mas Eden também tem o corpo e a voz de Tyler Phillips, e é ele quem vai receber no aeroporto Aviva, inicialmente encarnada pela ruiva Zina Zinchenko, mas depois também pelo barbudo Or Schraiber. São personalidades duplas. Confuso? Bem, o amor é uma confusão, uma explosão de sentimentos, um choque de idealizações, um frenesi e, não raro, um desencanto.
É isso o que dizem e o que expressam os personagens, todos envolvidos em números musicais com coreografias criativas (mas nada hollywoodianas), DRs ora brilhantes, ora maçantes e fartas cenas de sexo. Vale avisar aos mais pudicos: há nu frontal masculino e relações homossexuais — que, na verdade, talvez não sejam exatamente homossexuais. Confuso de novo? Assista ao filme.