O bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, preserva lindos prédios do século 19 e do início do século 20. Hamburgerberg, nome em alemão, é o núcleo inicial do município. Quando circulo pelas ruas, fica difícil apontar a casa mais bonita. A antiga Padaria Reiss é uma das preciosidades.
O imigrante alemão Heinrich Reiss chegou ao Brasil em 1904. Em Hamburgerberg, o padeiro conheceu e se casou com Karolina Kraemer, de 26 anos, "solteirona" de tradicional família. A história do casal e da padaria foi resgatada por Ângela Tereza Sperb no jornal Hamburgerberg, em edição de 1983.
Em 1905, Reiss já produzia pães nos fundos da casa de uma tia de Karolina. Os produtos eram distribuídos pela esposa, carinhosamente chamada Kaline. O negócio prosperou, exigindo mais espaço. O casal abriu a padaria na casa da família Schmitt, hoje Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser.
Em 1923, a Padaria Reiss foi para um prédio próprio, a poucos metros do ponto anterior. O arquiteto Ernst Seubert projetou o imóvel da Avenida General Daltro Filho, que também era moradia. O casal viajou, dois anos antes, para visitar familiares de Reiss na Alemanha. Lá, comprou um forno a vapor e outras máquinas.
Reiss fez fama pela qualidade de seus pães, tortas, cucas e outros doces. A especialidade era o "pão branco", o pão francês. A produção, em carroças, chegava a outras localidades, como Campo Bom, Dois Irmãos e Estância Velha.
O padeiro, diabético, morreu em 1941 no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Karolina decidiu vender a padaria dois anos depois. Ela faleceu em 1957, aos 78 anos. Na década de 1980, o prédio foi restaurado. O forno está preservado.
O centenário prédio é ocupado desde o ano passado pela Princess Candy Cafeteria, que planeja reativar a padaria. O velho forno, uma atração do estabelecimento com decoração instagramável, deve voltar a assar deliciosos pães.
Nas ruas do Centro Histórico de Hamburgo Velho, ocorrerá entre 18 e 20 de outubro, se não chover, a 24ª Hamburgerberg Fest, com shows musicais, museus abertos, artesanato, antiguidades, colecionáveis, gastronomia, cervejas artesanais e, é claro, o belo cenário dos prédios preservados.
Ouça episódios da temporada do podcast Aconteceu no RS sobre a imigração alemã:
- Por que o Brasil buscou alemães em 1824
- São Leopoldo: como foi a criação da primeira colônia alemã no RS
- Capitão ganancioso, separação de famílias e navio à deriva: dramática viagem de alemães ao Brasil
- Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
- Quais os alimentos tradicionais da culinária alemã no RS
- Clubes, arquitetura, indústrias e comércio: a contribuição de alemães em Porto Alegre
- Mitos e verdades sobre Jacobina e os "Mucker"
- Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar
- Curiosidades do maior acervo da imigração alemã no RS
- Conheça obras de artistas e arquitetos alemães no RS
- Como católicos e protestantes foram divididos nas colônias alemãs do Litoral Norte
- O idioma de imigrantes alemães no RS