As plantas medicinais, sejam elas nativas ou exóticas, são parte do cotidiano dos brasileiros. Essas ervas são comumente consumidas em forma de chás e podem ajudar a tratar uma série de condições, desde gases até ansiedade. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) desenvolveu um documento para orientar a população sobre como aproveitar os benefícios de diversas plantas. Entre elas, estão 11 opções de chás bons para quem está com dor de barriga.
A Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF), elaborada pela SES/RS, descreve os benefícios e recomendações de 24 plantas medicinais bastante usadas pelos gaúchos. A ideia é que a população tenha um documento seguro para consultar sempre que quiser complementar um tratamento médico.
— Esses chás são isentos de prescrição, mas não de orientação. Temos uma população muito polimedicada, então é importante explicar que as plantas medicinais não substituem os profissionais de saúde — destaca a farmacêutica Giovana Ranquetat, referência técnica da PIPMF. Ou seja, os chás não são milagrosos, e devem ser consumidos com cautela.
Principais sintomas da dor de barriga
Indigestão e gases são sintomas desagradáveis que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Ingerir os alimentos com pressa, não mastigar corretamente, carboidratos não digeridos corretamente pelo estômago, excesso de proteína ou simplesmente um mal-estar são algumas das causas mais comuns da dor de barriga.
Uma série de chás são conhecidos por ser antidispépticos, ou seja, servem para combater a sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdomen, conhecida como dispepsia. Essa condição pode ser descrita como indigestão, gases ou saciedade precoce e, muitas vezes, é recorrente. Vale ressaltar, porém, que se a condição for frequente, é importante consultar um médico.
Chás para dor de barriga
Como fazer o chá para dor de barriga
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
Os chás devem ser feitos com as folhas, partes aéreas ou inflorescências das plantas, dependendo da recomendação. Ainda, alguns chás devem ser feitos por infusão para apresentar mais benefícios, enquanto outros são preparados por decocção ou maceração. Por isso, entre no link do chá desejado e confira a forma de preparo.