A camomila é uma planta de origem europeia e muito consumida no cotidiano do brasileiro. Esta erva, que também pode ser conhecida em alguns lugares por matricária, pode ser ingerida de diferentes formas, como na forma de chá ou ainda combinada a outras plantas para potencializar os seus efeitos.
De acordo com a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF), levantamento da Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES), a camomila é uma herbácea anual, que pode atingir até 1m de altura, da família Asteraceae.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias elojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente. Por isso, é preciso ingerir com cuidado.
Para que serve o chá de camomila
O principal benefício atribuído ao chá de camomila é o de ansiolítico, uma vez que a planta é considerada um tranquilizante natural. Além disso, o chá de camomila também é conhecido por ser antiespasmódico, ou seja, que acalma cólicas e outros espasmos musculares do intestino.
O chá de camomila também pode ser consumido de outras formas. O uso externo da planta pode servir de anti-inflamatório em afecções da cavidade oral. É importante ficar atento a reações alérgicas e excitação nervosa.
Vale ressaltar, porém, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não são considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como fazer o chá
Para uso oral
- Separar uma colher de sopa (15 mL/3 g) de inflorescências secas
- Preparar a infusão em uma xícara de chá de água quente
- Esperar cinco minutos
- Ingerir 150mL do infuso, de três a quatro vezes entre as refeições
Para uso externo
- Para bochechos e gargajeros: preparar de duas a três colheres de sopa em 100 mL, usar o infuso cinco minutos após o preparo, três vezes ao dia
- Para compressas: utilizar a infusão preparada com 30g a 100g das inflorescências em 1000 mL de água e aplicar na área afetada