Neste domingo (7), os eleitores do Rio Grande do Sul vão escolher candidatos para duas das três vagas que o Estado tem no Senado Federal. São 14 candidatos na disputa.
Confira os nomes relacionados:
Abigail Pereira (PCdoB)
Abigail é postulante ao cargo de senadora pelo PCdoB. Em 2014, quando Tarso Genro (PT) disputou a reeleição, concorreu a vice-governadora. Com três décadas de vida partidária, a ex-secretária do Turismo na gestão de Tarso é conhecida por lutar pelos direitos da mulher e dos trabalhadores e é crítica ferrenha do governo Sartori.
Ana Varela (Podemos)
Ana Varela teve sua candidatura ao Senado confirmado pelo Podemos na convenção estadual do partido, realizada em 5 de agosto, em Gramado. Natural de Tucuruí, no Pará, nunca exerceu ou se candidatou a um cargo público. Aos 38 anos, é formada como corretora imobiliária.
Beto Albuquerque (PSB)
O PSB lançou candidatura de Beto Albuquerque para o senado durante convenção realizada em 21 de julho. No discurso, o candidato enfatizou a necessidade de renovação no Senado, “com garra e disposição, mas com experiência também”.
Carmen Flores (PSL)
A presidente do PSL será candidata ao senado pelo partido. O nome da empresária foi confirmada durante convenção do PSL em 30 de julho. Carmen quer entrar na disputa para garantir visibilidade ao candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro.
Cléber Soares (PCB)
Foi anunciado como postulante ao Senado em 22 de julho pelo PCB. É servidor dos Correios, professor de História e militante da cultura popular.
João Augusto Gomes (PSTU)
Companheiro de partido de Marli Schaule, também é candidato a uma vaga no Senado pelo PSTU. Foi candidato a deputado estadual do Rio Grande do Sul pela sigla socialista em 2014, mas não foi eleito. Obteve 91 votos. Ele é secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos do RS.
José Fogaça (MDB)
O MDB confirmou, em 5 de agosto, a candidatura de José Fogaça ao Senado. O emedebista entra no lugar do ex-governador Germano Rigotto (MDB), que vai concorrer como vice na chapa de Henrique Meirelles na disputa pela Presidência. Fogaça foi Prefeito de Porto Alegre entre 2005 e 2009.
Luis Carlos Heinze (PP)
Luis Carlos Heinze abandonou o sonho de governar o RS e entrou na disputa ao Senado. Heinze tem simpatia manifestada nos últimos meses por Jair Bolsonaro (PSL), concorrente de Alckmin na corrida ao Palácio do Planalto. Foi prefeito de São Borja, na Fronteira Oeste, de 1993 a 1996.
Luiz Carlos Machado (DC)
O Democracia Cristã (DC) lançou a candidatura do atual presidente estadual do partido, Luiz Carlos Machado, ao Senado pelo partido em 28 de julho. Ele tem 63 anos e é natural de Santa Cruz do Sul.
Mario Bernd (PPS)
Mario Bernd foi anunciado pelo PPS para o Senado em 5 de agosto. Ex-deputado estadual, Bernd já concorreu ao Senado em 2006 e ficou em quarto lugar.
Marli Schaule (PSTU)
Marli Schaule foi confirmada como candidata do PSTU ao Senado. O anúncio foi feito durante convenção em 4 de agosto. Servidora pública aposentada, foi candidata a vice-prefeito de Passo Fundo pelo PSTU.
Paulo Paim (PT)
Durante a convenção do PT, realizada em 5 de agosto, Paulo Paim foi confirmado como candidato da sigla na corrida ao Senado. Deputado federal de 1987 a 2002, Paim está no segundo mandato de senador.
Romer Guex (PSOL)
O Psol confirmou a candidatura de Romer Guex em 22 de julho. O advogado defende um plebiscito sobre a extinção do Senado. Ex-vereador em Viamão, ele trabalha na coordenação da bancada do partido na Câmara de Porto Alegre.
Sandra Weber (Solidariedade)
A médica cardiologista Sandra Weber foi confirmada como candidata ao Senado pelo Solidariedade, na coligação que tem como candidato ao governo do estado Jairo Jorge (PDT). Sandra já foi vereadora de São Gabriel e também vice-prefeita.