Iniciada na semana passada, a série de entrevistas de GaúchaZH com os candidatos às duas vagas ao Senado se encerra nesta quinta-feira (30). A pedido da reportagem, os postulantes ao cargo se posicionaram sobre 10 temas relevantes em pauta no Estado e no país, como foro privilegiado, reformas da Previdência e tributária, criação de novos municípios e privatizações. O objetivo, ao apresentar as mesmas questões para todos os concorrentes, foi oferecer ao leitor a possibilidade de comparação entre os adversários. Confira as respostas de Sandra Weber, candidata pelo SD.
Qual é a sua posição sobre a revisão do foro privilegiado?
Sou a favor da revisão. As pessoas que cometem crimes não podem se esconder atrás do foro mantendo a impunidade. Todos são iguais perante a lei.
É a favor ou contra a reforma da Previdência?
Os aposentados precisam de revisão nos salários. Não é justo que se aposentem com três salários e acabem recebendo um. A Previdência é superavitária.
Sobre a reforma tributária, qual é a sua posição?
Tenho convicção de que temos de reduzir a carga tributária. Em Canoas, foi diminuída e triplicou a arrecadação. Temos de diminuir a quantidade de impostos.
O Estado deve aderir ao regime de recuperação fiscal da União?
Nosso Estado está sofrendo muito em relação ao Brasil, por isso sou favorável à suspensão do pagamento da dívida.
É favorável à criação de municípios, com a regulamentação para emancipações?
Deve ser individualizado. Tem de levar em conta o impacto financeiro, mas não podemos esquecer da população.
O que pensa sobre o projeto Escola sem Partido? Votará a favor ou contra?
Sou a favor. Não devemos misturar política com educação, porque está acima de tudo. Em muitos casos, há ideologia nas escolas.
Qual a sua posição sobre a política de cotas nas universidades públicas?
Lamento que tenha necessidade de existir cotas, pois se todos tivessem a mesma oportunidade de estudo e trabalho não precisaríamos disso.
A Constituição diz que segurança pública é responsabilidade dos Estados. Mudaria esse preceito?
Temos de ter visão ampla de segurança, que pode ser de responsabilidade do Estado, mas com parcerias e investimentos.
É a favor ou contra a privatização de estatais?
Sou contra a venda das estatais. O grande problema é que muitos dos que detêm o poder usam o lucro das estatais para a corrupção.
Qual sua opinião sobre a descriminalização das drogas e do aborto?
Como médica e espiritualista, não posso ser a favor do aborto. Quanto às drogas, não há como descriminalizar algo que faz mal.