Onzi, Facchin, Cristal, Baldasso, Pezzi, Kerwald... Moradores mais antigos dos bairros Rio Branco, São Leopoldo, Panazzolo, “Lusitano” e imediações do Centro tem bastante vivas na memória as lembranças dos armazéns, mercados e secos & molhados que abasteceram a população de Caxias desde meados da década de 1950.
E a abertura da primeira filial do Super Testolin, no bairro Bela Vista, em dezembro, jogou luzes sobre o início do empreendimento, hoje comandado pelo senhor Alberto Testolin e pelas filhas Jéssica e Angélica Testolin.
Embora boa parte da clientela associe o início do Testolin ao endereço do não menos lendário Super Cristal, na Rua Marechal Floriano quase esquina com a Tronca, o primeiro mercado da família surgiu bem longe dali – mais especificamente na Rua Jacob Luchesi, 4.405, no bairro Santa Lúcia, em meados de 1989. Posteriormente, o negócio funcionou por um breve período na Rua Antônio Casagrande, próximo ao Senac, no bairro Cinquentenário.
CASARÃO DE MADEIRA
A chegada do Testolin à Rua Marechal Floriano deu-se no início da década de 1990. De 1992 a 2002, o mercado permaneceu junto à antiga sede do Cristal, inclusive com a clientela se referindo a ele pelo nome genuíno, tamanha a tradição do lugar:
– Por um tempo, muitos clientes da época chamaram de Cristal, depois isso acabou se perdendo – comenta Jéssica, 30 anos, que, juntamente com a irmã, Angélica, 28, cresceu em meio ao burburinho do mercado, vide as fotos desta página.
Na imagem mais abaixo, por exemplo, vemos Jéssica na escadaria que dava acesso ao extinto casarão de madeira da esquina, onde a família Testolin residiu por um período. Na sequência, outros momentos das duas irmãs no antigo Super Testolin, antes da mudança para o novo endereço – erguido bem em frente, no início dos anos 2000 (foto mais abaixo).
SEGUNDA GERAÇÃO
Com 32 anos de atuação no varejo caxiense, o Super Testolin começou graças ao impulso dado pelos pais de seu Alberto Testolin, o casal Marcos e Regina, que incentivaram o filho a sair de Nova Roma do Sul para empreender em Caxias.
Passadas mais de três décadas, o negócio segue com o apoio da segunda geração da família e busca seguir o conceito de mercado de bairro, em que a relação de amizade e proximidade com os clientes é uma constante.
– Muitos acompanharam o crescimento da Jéssica e da Angélica no mercado – destaca seu Alberto, que, inicialmente, tocou o comércio juntamente com dois irmãos.
PINTURAS DE AÇOUGUE
Quem frequentou o Testolin, o Cristal, o armazém da família Facchin (na esquina da Tronca com a Garibaldi) e diversos outros que ofereciam carnes e embutidos lembra bem daquelas antigas pinturas nas paredes dos açougues.
Paisagens no melhor estilo "arte naïf", com bois e vacas pastando, um céu azul, um vasto campo verde, araucárias, um açude e um clima bucólico dominavam o cenário, chamando a atenção especialmente de crianças que circulavam por ali ou acompanhavam os pais na hora das compras – caso do colunista que vos escreve e também das filhas de seu Alberto Testolin e de dona Neusa Triches Testolin.
– Nossa, voltei no tempo lembrando – relatou Jéssica quando a paisagem do antigo Testolin (Cristal) foi descrita por este colunista.
Infelizmente, até hoje não localizamos imagens dessas “pinturas de açougue”, tampouco identificamos seus autores. Você possui alguma foto em que esses desenhos apareçam ou tem informações sobre alguma pintura que ainda “sobreviva” em antigos mercadinhos de Caxias do Sul ou pelo interior?
Envie suas fotos e informações para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.