“Um céu azul e límpido, uma temperatura quente, mas amena, e milhares e milhares de pessoas serpenteando pelas longas avenidas de nossa Caxias do Sul. Este é o cenário em que está se desenrolando o magnífico corso de carros alegóricos da Festa da Uva de 1965, desta vez realçada pelas homenagens que se prestam ao nonagésimo aniversário da colonização italiana no Rio Grande do Sul”.
Assim foi destacado na capa do Pioneiro de 21 de fevereiro de 1965 o início daquela edição, que teve Silvia Celli como rainha e Clara Maria Nesi, Ana Maria Botelho, Martha Campos De Carli e Maria Paula Pezzi Portela como princesas. O quinteto de soberanas desfilou no belíssimo carro A Pastora de Cisnes, projetado por Darwin Gazzana. Porém, diversos outros veículos obtiveram reconhecimento.
Um deles foi o da Faculdade de Filosofia, que à época abarcava outros três cursos: História, Pedagogia e Letras - todos ministrados no edifício pertencente à Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte, onde também ocorriam as aulas da Faculdade de Ciências Econômicas.
Estudante de Licenciatura em Matemática, a jovem Julia Dunia Tomé Schmitt foi uma das que desfilou no veículo. Criação dos próprios acadêmicos, ele era adornado por uma reprodução de “Le Penseur” (O Pensador), do escultor francês Auguste Rodin; por uma coluna grega e pelas insígnias da Faculdade de Filosofia.
As três imagens desta matéria destacam a passagem do veículo pela Sinimbu, nas proximidades do antigo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samdu, foto acima), e pelo Largo da Catedral Diocesana - onde vê-se o Edifício Dona Ercília em construção (abaixo).
O corso
Conforme destacado pelo Pioneiro de 21 de março de 1965, a comissão responsável pelo corso alegórico era formada por Jorge Sehbe (presidente), Doviglio Gianella, Heitor Curra Filho e Reinaldo De Carli (vice-presidentes), e pelo diretor administrativo Isaac Menegotto.
Já na concepção dos veículos figuravam nomes como Elyr Ramos Rodrigues, Nair Menegotto Hoffmann, Júlio César Andreazza e Mário Fedrizzi.
Além de Dunia - que obteve a graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 20 de dezembro de 1967 -, outras duas moças desfilaram no carro da Faculdade de Filosofia, porém, não obtivemos as devidas identificações.
Se você tiver mais informações, envie para o e-mail do alto da página.
Direito, Belas Artes e Economia
As antigas faculdades e escolas que deram origem à Universidade de Caxias do Sul, em 1967, eram presença constante nos corsos alegóricos da Festa da Uva na década de 1960.
Em 1965, além da Faculdade de Filosofia, desfilaram pela Sinimbu os carros da Faculdade de Direito, da Escola Superior de Belas Artes, da Faculdade de Ciências Econômicas e da União Caxiense de Estudantes Secundaristas (Uces).
O Direito trouxe a alegoria do Cometa, aludindo à conquista do espaço. Já a Escola Superior de Belas Artes, dirigida por Elyr Ramos Rodrigues, ornamentou o carro com a representação de um teclado de piano, pousado sobre uma paleta de cores, além de duas liras e um órgão.
Por fim, o carro da Faculdade de Ciências Econômicas teve com destaque a presença da rainha do curso, Marta Gobbato.
Participe
Você desfilou ou possui imagens dos veículos das faculdades de Direito e Economia, da Uces ou da Escola Superior Belas Artes? Envie suas fotos, com a identificação das pessoas, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.