No ano que marca as comemorações dos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul, a instituição inaugurou, no último dia 15, o Memorial dos Fundadores, no campus-sede. O local serve de homenagem em honra aos responsáveis pela mobilização coletiva que, em 1967, resultou na criação da UCS.
Os bustos são do bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, o prefeito Hermes João Webber e o médico Virvi Ramos.
Além de liderarem as instituições mantenedoras dos cinco cursos superiores existentes na época, eles tinham em comum a crença de que a universidade era indispensável para o desenvolvimento regional e o consequente crescimento econômico e intelectual da cidade e da região.
Os bustos dos fundadores foram colocados na área externa da instituição (foto acima), ao lado do centro cívico.
Produzidas em ferro fundido e revestidas em bronze, as imagens foram esculpidas pelo artista plástico uruguaio Luis Mario Cladera e fundidas por Jamil Fraga. O memorial dos Fundadores está localizado ao lado da Casa Amarela, que passa agora a contar com uma área interna dedicada a uma exposição especialmente voltada para o resgate da história da Universidade.
Webber e as Belas Artes
Nascido em Caxias no ano de 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na prefeitura da cidade. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, completou o mandato do titular a partir de 1952. Em 1964, foi eleito prefeito, ocupando o cargo até 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos, o Mercado Público Municipal e a Vila dos Municipários.
A medicina de Virvi Ramos
Natural de São Marcos, Virvi Ramos nasceu em 1917. Formado em medicina, o sonho de um atendimento médico humanizado o levou ao projeto de criação do Hospital Fátima, em 1957. Conhecido por muito tempo como o Hospital do Virvi, o local foi batizado com o nome de seu idealizador. Em 1956, nasceu a Sociedade Hospitalar N. S. de Fátima, mantenedora de dois dos cursos que dariam origem à UCS e criadora da Faculdade de Direito, em 1959.
Influência de Benedito Zorzi
Nascido na cidade de Nova Pádua em 1908, o segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul assumiu o cargo em 1953.
Dedicado à vida pastoral e a iniciativas religiosas, assistenciais e educacionais, atuou no município entre 1952 e 1983.
Sua influência revela-se na criação da Faculdade de Ciências Econômicas em 1956, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caxias do Sul, em 1959, mantidas pela Mitra Diocesana.
Em 1967, os cursos foram agregados à UCS.
O religioso faleceu em 1988, aos 80 anos.
Visita
A Casa Amarela é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h.