As lembranças da antiga Cantina Antunes e seus produtos seguem na memória de milhares de consumidores. E uma das marcas registradas mais lembradas é a Imperial, surgida em finais da década de 1920. Foi quando a empresa — fundada pelo imigrante português Luiz Antunes em 1865, em Porto Alegre, e chegada a Caxias por volta de 1910, sob o comando do filho Armando — deu início à venda de vinho engarrafado.
Além do vinho, a linha abarcava champanha, conhaque, quinado, vermute e suco de uva, produzidos a partir das variedades cultivadas nos lendários vinhedos da Quinta São Luiz. Toda essa produção, óbvio, era fartamente divulgada na maior "vitrine" que Caxias dispunha para mostrar seus produtos até meados dos anos 1980: a Festa Nacional da Uva.
Leia mais:
Nos tempos da Cantina Antunes
A Quinta São Luiz e o Quinta Estação
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
Flagrantes das Festas da Uva de 1965 e 1969
Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965
Festa da Uva de 1965: miss, bomba e cuia no desfile
Nas fotos desta página, o estande dos Vinhos Imperial no antigo pavilhão localizado na Rua Alfredo Chaves (atual prefeitura), durante a Festa da Uva de 1965 — naquele ano, a empresa completava exatos 100 anos de fundação. Não se sabe o motivo, mas o espaço, em fevereiro e março, ainda fazia uma alusão ao Natal, com uma árvore gigante carregada de garrafas, um Papai Noel e um trenó com bebidas embutidas na estrutura.
A mensagem na placa?
"Para ter Feliz Natal, Papai Noel não esquece. Os bons Vinhos Imperial, a todos sempre oferece".
Os dois registros foram captados pelo fotógrafo Hildo Boff (1931-2014), durante um passeio com a esposa, Heduviges Boff, e o filho, Ricardo Boff _ que, 50 anos depois, em 2015, doou essas e centenas de outras fotos e slides do acervo do pai ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Mais abaixo, o anúncio dos Vinhos Imperial publicado na edição de 21 de fevereiro de 1965, um dia após a abertura da Festa. O texto destaca a constante participação da Vinícola Antunes no evento e os "100 anos de bons produtos".
Leia mais:
Cantina Antunes: uma carta e um catálogo
Capela da Cantina Antunes em 1944
Escola da Vinícola Luiz Antunes em 1943
Ruínas da Cantina Antunes nos anos 1980
Demolição da Vinícola Mosele em 1981
Lembranças da Vinícola Mosele
Rua Tronca em 1958
Os rótulos
Dezenas de rótulos originais, integrantes da Linha Vinhos Imperial, da Cantina Antunes, compõem o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Estão lá, por exemplo, os do Conhaque Imperial, do Imperial Grande Vinho, do Quinado e do Vermute Imperial.
Participe da coluna
Você possui fotos de antigas Festas da Uva no pavilhão da Rua Alfredo Chaves? Envie as imagens com data e um breve histórico para o e-mail do alto da página. Elas integrarão um material especial a partir de 22 de fevereiro, quando se inicia a edição 2019.
Leia mais:
Vinhos Raposa: um clássico da Mosele
Cooperativa Vinícola Caxiense em 1960
Cooperativa Vinícola São Victor nos anos 1950
Trajetória da família Zandomeneghi
Chaminés, as sobreviventes das alturas
Vinícola Adega Pezzi em 1933
Estação Férrea em 1958
Caxias antiga: Quando o trem cortava a cidade