Basta olhar qualquer foto da passagem dos carros alegóricos da Festa da Uva de 1965 pelo Largo da Catedral Diocesana e ele está lá, como uma espécie de coadjuvante arquitetônico – em obras, com os espectadores sobre as marquises ou nas aberturas das janelas, ainda inacabadas. Falamos do Edifício Dona Ercília, o icônico prédio do elevador de veículos, na esquina das ruas Sinimbu e Marquês do Herval, tantas vezes abordado neste espaço.
Projetado pelo engenheiro Hugo Grazziottin (1926-2019) e inaugurado oficialmente em 1967, o prédio é "testemunha" da evolução do corso mesmo antes de os primeiros moradores começarem a chegar, em 1966 – caso do joalheiro Raymundo Pezzi. Depois de 1967, então, não havia janela que não estivesse tomada de gente acompanhando o cortejo, principalmente nas apresentações noturnas.
Na seleção desta página, alguns registros da festa da uva de 1965, quando o edifício em construção aparece, ao fundo, durante a passagem do carro da Rádio Difusora, da banda escocesa do Colégio São Carlos e da "diligência" trazida à Sinimbu pela extinta Vinícola Mosele, que prestou uma homenagem aos produtores de uva da região
Nas fotos, além do Dona Ercília, aparecem o antigo prédio do Hotel Bella Vista (na esquina, antes da reforma), o casarão de madeira da Vidraçaria Guidalli e parte da Metalúrgica Abramo Eberle.
Leia mais:
Inauguração do Varejo do Eberle em 1949
Máquina de escrever, telefone de baquelite, mata-borrão e outros apetrechos mais
Eberle: o terraço de onde se captava a cidade
Inauguração do novo prédio do Banrisul em 1952
Vinícola Adega Pezzi em 1933
Adega Pezzi: uma esquina, muitas mudanças
As fotos
As imagens desta página integram o acervo de slides do fotógrafo Hildo Boff (1931-2014), recentemente doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Você reconhece os figurantes dos veículos ou alguém da banda? Entre em contato com a coluna pelo e-mail do alto da página.
Na imagem acima, o edifício durante a passagem do carro das soberanas da Festa da Uva de 1965. No alto, a rainha Silvia Celli e as princesas Ana Maria Botelho (à frente) e Maria Paula Pezzi Portela
Leia mais:
Carro alegórico da Randon na Festa da Uva de 1972
Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965
Flores da Cunha: um desfile e dois galos na Festa da Uva de 1972