A quarta-feira (14) é de luto em Montevidéu e por todo o Uruguai. A morte do ex-presidente Pepe Mujica, confirmada na tarde de terça-feira (13), deixou boa parte dos uruguaios entristecidos. Conhecido como o "pai dos pobres", o governante faleceu aos 89 anos após lutar contra um câncer no esôfago.
— Obrigado, Mujica. Para sempre presidente! — gritava a jovem Sofia em frente ao Palácio Legislativo, local do velório do ex-presidente uruguaio.
A reportagem de Zero Hora percorreu alguns pontos da capital uruguaia na manhã desta quarta-feira (14). Por onde se passava, era possível encontrar um uruguaio disposto a falar sobre Mujica.
— Mujica foi o melhor presidente do Uruguai. As pessoas virão se despedir desta pessoa que foi muito humilde. Inclusive, espero vender todas as flores. Mujica ajudou muito os mais humildes — disse o vendedor Paulo Jorge.
Um dos principais líderes da esquerda na América do Sul, o ex-presidente também tem seus críticos, mesmo reconhecendo o seu legado.
— Não fui partidário dele, mas reconheço que fez algumas coisas boas. Melhorou o salário mínimo e ajudou com projetos sociais. Mas como presidente, ele não tinha uma presença tão forte. Tem as pessoas que gostam dele, mas que também entendem que ele não foi bem — disse o taxista Gabriel Eleutério.
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2015 e 2018.
Despedida de Mujica
O corpo de Pepe Mujica foi levado até a Praça Independência, onde fica o Palácio Estévez, na manhã desta quarta-feira para o início das homenagens de despedida ao ex-presidente. A bandeira do Uruguai foi colocada sobre o caixão perante uma multidão que acompanhava a cerimônia em Montevidéu.
Depois disso, o caixão de Mujica saiu em cortejo pelas ruas da capital uruguaia por volta das 10h, passando pelas sedes do Movimento de Libertação Nacional (MLN), do Movimento de Participação Popular (MPP) e da Frente Ampla. A procissão termina no Palácio Legislativo, onde o corpo será velado a partir das 15h no Salão dos Passos Perdidos.
Não há previsão de término para a despedida, que pode durar até 36 horas, segundo a imprensa local. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no velório. Ele está retornando de viagem à China e deve chegar a Brasília na noite desta quarta-feira.