A solenidade oficial do aniversário de 60 anos ocorre nesta quarta, dia 27, às 17h, no Salão de Atos da Reitoria, mas desde já trazemos um pouco da história do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul.
A então Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul foi inaugurada em sessão solene no dia 3 de março de 1959, após quase cinco anos de uma ideia ventilada pelo então vereador Nestor José Gollo, ainda em meados de 1954: a criação de uma Faculdade para a cidade e a região.
Embora o bispo Dom Benedito Zorzi, um dos principais articuladores do processo, desse preferência à criação imediata de uma Faculdade de Filosofia – visando suprir as necessidades de formação de professores para as instituições de ensino –, o clamor dos dirigentes locais falou mais alto.
Conforme o professor e economista Miguel Pletsch, a preferência do empresariado da época era coerente com o grande número de indústrias instaladas no município e carentes de mão de obra qualificada, para a ocupação dos postos de direção administrativa, gerencial e operacional. Posto isso, e após uma série de reuniões e assembleias – onde entraram em pauta necessidades, viabilidade, corpo docente e local de funcionamento –, a Faculdade de Ciências Econômicas foi autorizada a funcionar via Decreto 43.291, de 28 de fevereiro de 1958.
Leia mais:
Homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS
Homenagem aos fundadores da UCS, em 1967
UCS: calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares
A primeira sede
De 1959 a 1963, as aulas ocorreram no primeiro andar do prédio da Catholica Domus, na Rua Os Dezoito do Forte, em frente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo. Foi onde realizou-se a sessão solene de inauguração, em 3 de março de 1959, com aula ministrada pelo Irmão José Otão, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Também estiveram presentes o bispo Dom Benedito Zorzi, o prefeito Rubem Bento Alves e diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.
No dia seguinte, Zorzi celebrou a Missa do Divino Espírito Santo, na Catedral Diocesana, seguida de um jantar reunindo professores, alunos e expoentes da comunidade. Ao fim do ágape, falaram o prefeito, o empresário Ary Zatti Oliva, o recém-aprovado aluno Edemir Zatti e o diretor da Faculdade, Pedro Paulo Zanatta.
Estava inaugurada a Faculdade de Ciências Econômicas, primeira faculdade de toda a região nordeste do Estado. As aulas iniciaram-se efetivamente em 11 de março de 1959.
Na imprensa
Edição do Pioneiro de 28 de fevereiro de 1959 anunciava a inauguração da Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, conforme vemos na reprodução abaixo.
Colaboração
Parte das informações desta página foi reproduzida do livro Origens da Universidade de Caxias do Sul - As Escolas e as Faculdades Isoladas, organizado por Gelson Rech e Jayme Paviani e lançado pela Educs em 2018. O capítulo dedicado à Faculdade de Economia coube ao professor Miguel Pletsch.
Já as fotografias integram o acervo do Centro de Documentação do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul.
Leia mais:
Anos 1950: primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul.
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952
Oficina de marcenaria do Senai em 1951
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Gastronomia e hotelaria: uma história de 70 anos
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Salão Nobre do Eberle em 1968
Memórias na vertical: a história dos antigos prédios de Caxias