O Inter terminará 2022 como iniciou. Em busca de um camisa 9 para substituir Yuri Alberto, vendido ao Zenit-RUS, e que no único jogo que fez no ano, contra o Juventude, deixou sua marca. E desde então, seis jogadores foram testados e o que mais agradou a comissão técnica e a torcida foi Alexandre Alemão, que chegou após um bom Gauchão pelo Novo Hamburgo, e que vive uma seca de gols que já dura dois meses.
Mesmo que publicamente a direção e o técnico Mano Menezes despistem, nos bastidores o clube observa as movimentações e monitora jogadores que possam ficar sem contrato não só no mercado nacional, mas também no Exterior, para trazer um centroavante que seja incontestável. Recentemente, Leandro Damião manifestou desejo de voltar ao clube. Aos 33 anos, ele tem ainda mais um ano de contrato com o Kawasaki Frontale, do Japão, clube que defende desde 2019. El e é um velho conhecido do técnico colorado, que o convocou para a Seleção Brasileira entre 2011 e 2012.
Na última semana, em entrevista em Belo Horizonte, na véspera do jogo contra o América-MG, o executivo colorado William Thomas elogiou o centroavante:
— É um grande jogador, tem uma história sólida. O Inter sempre vai buscar jogadores que possam vir agregar valor e competência para o plantel. Se for o caso, mais adiante, houver alguma factibilidade de acontecer o negócio, talvez exista a possibilidade, mas hoje não existe nada.
Do sonho com Seleção e Copa do Mundo a jejum de 30 jogos sem marcar: as tentativas do Inter por um camisa 9
A primeira aposta colorada foi Wesley Moraes. O atacante que ostentava uma convocação para a Seleção Brasileira, em novembro de 2019, para os amistosos contra a Argentina e Coreia do Sul, chegou ao Beira-Rio confiante de que seu desempenho em Porto Alegre chamaria a atenção de Tite no ano da Copa. Porém, sua passagem foi frustrante e em 21 jogos, 12 como titular, ele marcou apenas dois gol, o primeiro, de pênalti, na estreia contra o União-FW e o segundo diante do 9 de Octubre, no Equador, pela Copa Sul-Americana. Em julho, cinco meses antes de seu empréstimo se encerrar ele foi repassado ao Levante, da Espanha.
Outro reforço de início de ano e que atuou como centroavante foi David, que veio do Fortaleza e foi um dos maiores investimentos do Inter, que pagou R$ 10 milhões 850 mil por 45% dos direitos econômicos do jogador de 27 anos que assinou um contrato de quatro temporadas, até dezembro de 2025. Até o momento, com a camisa colorada são 39 partidas, 22 como titular, e apenas dois gols marcados, o último no Gre-Nal da fase classificatória do Gauchão no Beira-Rio. Desde então são 30 jogos sem marcar e apenas duas assistências nesse período que tem exatos oito meses sem balançar as redes.
Aposta da base, Matheus Cadorini ganhou algumas chances, mas não correspondeu. O atacante de 20 anos fez 11 atuações e não marcou um gol sequer. A última vez que entrou em campo pelo Inter foi no empate diante do Ceará, em Fortaleza, quando ficou em campo dos 13 aos 46 do segundo tempo, até ser expulso, e selar sua saída. Emprestado ao Coritiba até o final de 2023, o jogador de 1,91m de altura fez cinco jogos e marcou dois gols pelo time paranaense. Sue vínculo com o Inter vai até o final de 2025.
Dos que chegaram durante o ano, Alemão tem sido o que entrega um melhor desempenho. Contratado após o Gauchão, quando fez sete jogos, marcou dois gols e deu três assistências pelo Novo Hamburgo, o jogador revelado no futebol catarinense caiu nas graças da torcida por seu estilo dentro e fora de campo. Desde a estreia, no empate contra o 9 de Octubre, pela Sul-Americana, em Manta, no Equator, ele fez nove gols e deu quatro assistências em 41 jogos. E mesmo que não marque há 10 jogos, desde a vitória sobre o Cuiabá, em 10 de setembro, inclusive já teve seu vínculo renovado com o Inter, até dezembro de 2025. O contrato anterior era até o final da próxima temporada.
Em meio a Sul-Americana, o Inter anunciou a chegada de mais dois camisas 9. O primeiro foi Mikael, que se destacou em 2021 pelo Sport e em janeiro fora contratado pela italiana Salernitana, onde teve uma breve e apagada passagem de sete jogos e apenas 80 minutos, que ficou por marcada por uma declaração do presidente do clube a respeito de sua forma física.
Trazido por empréstimo, o atacante de 23 anos só entrou em campo uma vez, no empate diante do Melgar, que terminaria com a eliminação colorada nos pênaltis. Visivelmente fora de forma, ele atuou nos 12 minutos finais. Desde então passou por um processo de recondicionamento físico, ficou no banco em apenas três partidas, contra Cuiabá, Santos e Flamengo, mas não foi aproveitado. No momento, se recupera de uma entorse no tornozelo direito e mesmo com contrato até o meio do próximo ano ainda não tem seu futuro definido.
A sexta tentativa colorada para o comando do ataque em 2022 foi o experiente argentino Braian Romero, trazido do River Plate. O jogador de 31 anos, que em 2019 foi campeão da Copa do Brasil pelo Athletico-PR assinou até contrato até dezembro de 2024, mas a exemplo dos demais não deslanchou. Ele estreou na vitória sobre o Atlético-MG, na abertura do returno do Brasileirão, e desde então foi aproveitado por Mano Menezes em 17 jogos, sendo apenas três como titular. Fez um gol, contra o Botafogo, nos 402 minutos em que esteve em campo.
Na terça-feira, após a vitória sobre o São Paulo, Mano falou sobre a busca por reforços para 2023, mas despistou.
— Não vamos tratar isso publicamente, porque não seria correto de nossa parte. Você expõe os nossos jogadores, os atletas no mercado se tornam mais caros, porque sabem o que você está pensando. Acho que são coisas que devem ser tratadas internamente — ponderou.
Confira os números dos camisas 9 do Inter em 2022:
Yuri Alberto
1 jogo
1 gol marcado
Vendido ao Zenit-RUS, que o emprestou ao Corinthians.
Wesley Moraes
21 jogos (12 como titular)
2 gols marcados
Trazido por empréstimo do Aston Villa-ING, foi repassado em julho ao Levante-ESP.
David
39 jogos (22 como titular)
2 gols marcados
2 assistências
Contratado do Fortaleza, não marca desde 9 de março, num total de 30 jogos. Tem contrato até dezembro de 2025.
Alexandre Alemão
41 jogos (26 como titular)
9 gols
4 assistências
Contratado do Novo Hamburgo, não marca desde 10 de setembro, num total de 10 jogos. Tem contrato até dezembro de 2025.
Braian Romero
17 jogos ( 3 como titular)
1 gol
Contratado do River Plate-ARG, não marca desde 16 de outubro, num total de 5 jogos. Tem contrato até dezembro de 2024.
Mikael
1 jogo
0 gol
Contratado da Salernitana-ITA, atuou por apenas 12 minutos. Tem contrato de empréstimo até julho de 2023.
Matheus Cadorini
11 jogos (4 como titular)
0 gol
Está emprestado ao Coritiba até dezembro de 2023 e tem contrato com o Inter até dezembro de 2025.