O Inter viveu mais uma noite vitoriosa no Morumbi. Nesta terça-feira (8), o triunfo de 1 a 0 sobre o São Paulo, com gol de Maurício, serviu para encaminhar o vice-campeonato brasileiro para o time de Mano Menezes. O Colorado pode ter a confirmação da segunda posição com a premiação de R$ 42,7 milhões da CBF nesta quarta-feira (9) caso Fluminense e Corinthians não vençam seus jogos. Os cariocas recebem o Goiás enquanto os paulistas visitam o Coritiba.
Com a vitória no Morumbi, o Inter alcançou os 70 pontos igualando sua melhor campanha na era de pontos corridos, no Brasileirão de 2020, quando foi vice-campeão perdendo o título para o Flamengo na última rodada. Neste ano, porém, a situação é diferente. A campanha feita pelo Palmeiras não permitiu que a equipe de Mano Menezes disputasse a taça até a rodada final com essa pontuação. O Alviverde será o adversário no encerramento da temporada, no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio. Suspensos pelo terceiro amarelo, Alan Patrick e Rodrigo Moledo serão desfalques.
— Queríamos muito a vitória, apesar da dificuldade da equipe deles, estariam lutando pela vaga na Libertadores. A equipe foi madura, muita criatividade no gol. Sofremos, mostra a força da equipe. Vamos ver como vai ficar a tabela, mas a gente estava focado na segunda colocação — declarou Alan Patrick, que em razão da suspensão fez no Morumbi a sua última partida na temporada.
Mano Menezes ressaltou o fato de o Inter ter voltado a vencer como visitante depois da derrota para o América-MG. Ele apontou as dificuldades impostas pelo São Paulo e avaliou que seu time respondeu bem para conter o ímpeto ofensivo dos paulistas na etapa final.
— Temos a felicidade de voltar a vencer fora. O adversário costumar ter um volume grande de criação e neutralizamos isso. O São Paulo mudou para o segundo tempo saindo de uma linha de três para linha de quatro, empurrou os laterais e nos causou dificuldade. Mudamos para ter uma linha de cinco, com o Lara na esquerda para centralizar o Renê. O Wanderson na direita era para acompanhar o Wellington porque o Patrick estava no Bustos. Acomodamos melhor o jogo e acomodamos bem. A nossa defesa tem rendido bem e sustentamos o 1 a 0 até o final — avaliou.
O treinador colorado reafirmou que o Inter tem o objetivo de confirmar o vice-campeonato e também a sua maior pontuação nos pontos corridos diante do campeão Palmeiras na última rodada.
— Vamos tentar fazer a melhor campanha no último jogo, dentro da nossa casa diante do campeão. Convoco o torcedor para comparecer no domingo em um horário muito bom. O time merece pelo que construiu para o torcedor. A direção liberou o check-in e devemos fazer um encerramento como merecemos. A equipe construiu coisas boas. A gente construiu uma identidade, o que é sempre difícil no Brasil, e foi algo que trouxe para os jogadores na minha chegada. Passamos a ser fortes em casa, voltamos a ganhar partidas grandes fora, o que dá uma perspectiva para a temporada 2023 — projetou.
Inter e Palmeiras se enfrentarão no próximo domingo (13), às 16h, no Beira-Rio. Sem Moledo, suspenso, Mano confirmou que Mercado será o companheiro de Vitão. Para a vaga de Alan Patrick no meio-campo, Taison é o mais cotado para entrar na equipe.