Uma das apostas do Inter para 2023, Matheus Dias ganhou minutos na vitória sobre o São Paulo, no Morumbi. O volante de 20 anos substituiu Johnny aos 14 minutos do segundo tempo e fez sua primeira partida no Brasileirão.
Revelado pelo Tombense, o jogador chegou ao Colorado, por empréstimo, em 2021 e se destacou na conquista do Brasileirão sub-20, quando marcou os gols decisivos nas vitórias sobre o Palmeiras, nas quartas de final, e o São Paulo, na final. No total foram 32 partidas e cinco gols.
O bom desempenho lhe rendeu uma chance no plantel principal do Inter no começo desta temporada, ainda com o uruguaio Alexander Medina no comando. E na terceira rodada do Gauchão veio a primeira oportunidade de jogar. Em Ijuí, contra o São Luiz, Matheus ficou no banco de reservas e aos 39 do segundo tempo foi chamado para entrar no lugar de D'Alessandro. Depois voltou ao time sub-20 e seguiu participando de alguns treinamentos com os profissionais.
Aprovado por todos no Beira-Rio, foi contratado em abril. O Colorado pagou R$ 500 mil por 60% dos direitos econômicos de Matheus Dias, que assinou contrato até fevereiro de 2024. O Tombense ficou com os demais 40%.
Em julho, quando Mano Menezes levou um time reserva para Fortaleza, para enfrentar o Ceará, ele foi relacionado mas não atuou. Voltou ao sub-20 e novamente foi decisivo. Na decisão do Gauchão fez o gol que valeu o pentacampeonato sobre o Grêmio.
Já no segundo turno do Brasileirão ficou no banco de reservas nos jogos contra Bragantino, Flamengo, Botafogo e Coritiba. Na partida contra o Ceará, Matheus foi chamado de última hora, após Johnny ser uma das vítimas de uma virose que acometeu alguns atletas e entrou na lista de suplentes, até que nesta quarta teve que substituir o volante da seleção dos EUA, que levou uma pancada no joelho ainda no primeiro tempo e não conseguiu permanecer em campo até o final.
Na avaliação de GZH recebeu nota 6.5 pelo desempenho no Morumbi quando atuou posicionado à frente da zaga. De acordo com o site Sofascore foram 20 toques na bola, com 13 passes certos, sendo 11 deles no campo de ataque. Os dados ainda apontam que ele acertou uma bola longa, fez dois desarmes, vencendo os dois duelos que travou no chão contra os são-paulinos, não cometeu faltas e teve duas perdas de posse de bola.
Em suas redes sociais, Matheus Dias comemorou a chance de atuar no Brasileirão.
— Os sonhos se realizam. Basta ter fé! — escreveu o camisa 41.
A próxima temporada deve ser de mais oportunidades para o jovem volante. Sem Gabriel que se recupera de cirurgia para reconstrução nos ligamentos do joelho direito e que deverá perder todo o primeiro semestre de 2023, Liziero, que está emprestado até o final do Brasileirão e que não deve permanecer e Edenilson, que sairá caso uma boa proposta chegue ao Inter, mesmo que o clube busque um jogador na janela de transferências é certo que Matheus Dias será trabalhado no Gauchão para ocupar um lugar de destaque dentro do grupo de jogadores.