O Inter anunciou na manhã deste domingo (30) a venda de Yuri Alberto para o Zenit-RUS. A negociação já havia sido admitida na noite da última quarta-feira (26), porém, desde a última sexta-feira (28), ganhou novos capítulos. Para ter o centroavante de forma imediata, o clube russo aumentou a proposta para 25 milhões de euros (R$ 150 milhões) e, dessa forma, o atacante de 20 anos não permanecerá em Porto Alegre até o fim do mês de junho.
O Inter detém 75% dos direitos econômicos de Yuri Alberto. Dessa forma, o clube tem direito a receber R$ 112,5 milhões, valor que que será utilizado para pagar dívidas, reorganizar o fluxo de caixa do clube e, em parte, para buscar um novo atacante no mercado.
Confira a nota oficial do Inter:
"O Sport Club Internacional e o FC Zenit chegaram a um acordo para a transferência imediata do atacante Yuri Alberto, modificando a primeira negociação feita em que o atleta só seria liberado no meio do ano. A nova operação foi concluída após atender o interesse de ambas as partes, alterando as primeiras bases que haviam sido acertadas.
O atacante chegou ao Colorado em agosto de 2020, aos 19 anos. Rapidamente, foi caindo nas graças da torcida e recebendo cada vez mais oportunidades. Em um ano e meio pelo Inter, atuou em 84 jogos e marcou 31 gols. O clube deseja sorte e sucesso na sequência de sua carreira e fica a certeza de uma brilhante trajetória pela frente, além de as portas do Beira-Rio sempre abertas para um atleta de raro talento".
Em comunicado divulgado nas redes sociais oficiais do clube, o presidente Alessandro Barcellos agradeceu ao jogador pelos serviços prestados ao Inter e confirmou o aumento de 25%, em comparação à primeira proposta feita pelos russos.
— Fatos importantes aconteceram e reabriram o processo de negociação. A iniciar pelo interesse do Zenit de contar com o Yuri Alberto de forma imediata. Nesse aspecto, o Inter conclui, na data de hoje, a venda do atleta com um percentual de 25% a mais do que tínhamos acertado na última quarta-feira (26) e, com isso, liberamos o Yuri para apresentação imediata ao clube russo. É a maior negociação da história do Inter — falou o presidente.