Sem receber oportunidades no Beira-Rio, o atacante Mikael cogita deixar o Inter em 2023. Contratado no meio do ano para suprir a lacuna de centroavantes do elenco, o atleta emagreceu 10kg e está em boas condições físicas para atuar. Contudo, vem sobrando do banco por opção técnica de Mano Menezes. Se a situação não mudar até o final do ano, o atleta irá pedir para ser negociado na próxima temporada.
Desde que desembarcou em Porto Alegre, vindo do Salernitana, da Itália, Mikael atuou apenas nos minutos finais do fatídico empate com o Melgar, que marcou a eliminação colorada na Copa Sul-Americana. Depois, o centroavante nunca mais apareceu em campo. Ficou no banco em três partidas, contra Cuiabá, Santos e Flamengo, e, nos demais, sequer foi relacionado.
Conforme apurado por GZH, a razão pela qual Mikael não vem sendo aproveitado é meramente técnica. O jogador está bem fisicamente e demonstra empenho nos treinamentos. Porém, na avaliação de Mano Menezes, o argentino Braian Romero está à frente dele na hierarquia de atacantes e é o reserva imediato de Alemão.
A verdade é que Mikael foi contratado, assim como Braian Romero, porque não havia à época plena certeza sobre o desempenho de Alemão, que vinha do Novo Hamburgo e não tinha experiência em grandes jogos. Desta forma, os dirigentes entenderam que era importante buscar outras reposições para o setor.
O problema é que Mikael chegou acima do peso e precisou passar por uma espécie de pré-temporada antes de ficar à disposição de Mano, o que deu a Braian Romero vantagem na briga pela vaga de suplente. Além disso, Alemão superou todas as expectativas e teve um desempenho muito acima da média, se tornando artilheiro da equipe no Brasileirão e titular incontestável. Com isso, Mikael foi para o fim da fila.
Diante disso, o estafe do centroavante já analisa sondagens de outros clubes de olho em 2023. Não há, contudo, da parte de Mikael ou de seu representante qualquer irritação com a conduta de Mano e da direção. O atleta e seu procurador entendem a escolha da comissão técnica como legítima. Porém, o atacante retornou ao futebol brasileiro com o objetivo de voltar a jogar com mais regularidade. Se isso não for possível no Beira-Rio, a ideia será buscar espaço em outro lugar.