Há muito tempo o técnico Renato Portaluppi não tinha uma semana cheia para treinar o elenco do Grêmio. São sete dias desde o último jogo, no domingo (25), para o próximo, contra o Atlético-MG, em 1º de setembro.
A última vez em que isso ocorreu foi há três meses e de forma forçada, na parada do futebol no Rio Grande do Sul por conta da enchente que atingiu o Estado em maio.
Em 2024, esta será a oitava oportunidade para o grupo trabalhar e descansar por cinco dias ou mais antes de um confronto. Nas outras sete vezes, o Tricolor voltou do intervalo com cinco vitórias e duas derrotas, sendo seis partidas pelo Gauchão. Zero Hora mostra como foram todas as retomadas sem um jogo no meio da semana.
A estreia do Grêmio na temporada. No estádio Centenário, pelo Gauchão, Gustavo Martins abriu o placar, mas os mandantes conseguiram a virada.
Pela primeira fase do Gauchão, derrota no clássico Gre-Nal, no Beira-Rio. Renê, contra, marcou para o Tricolor. O Inter empatou, Vilassanti colocou o Grêmio novamente à frente do placar, mas Alario e Alan Patrick viraram o jogo.
Na Arena, uma vitória fácil pelo Estadual depois de uma semana cheia para treinamentos. Pavon duas vezes, Geromel e Diego Costa marcaram para o time de Renato.
Depois do jogo contra o Guarany, mais uma vitória. Na Arena, já pelas quartas de final do Gauchão, os gols foram de Cristaldo e Diego Costa.
Em Caxias do Sul, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, uma revanche. Novamente os gols gremistas foram de Cristaldo e Diego Costa.
Uma semana depois, a partida da volta, na Arena. Diego Costa marcou duas vezes e Cristaldo a outra. Grêmio classificado para a final.
A última vez em que Renato teve mais tempo para treinar o time. O jogo anterior foi no dia 30 de abril, um mês antes. A longa parada ocorreu pela enchente no Estado. A retomada, com o Couto Pereira como casa, teve gols de Soteldo, João Pedro, Galdino e Gustavo Nunes. Desde então, o Grêmio sempre teve partidas no meio e no final de semana.