O Caxias devolveu o resultado da estreia do ano passado e venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, neste sábado (20), no Estádio Centenário. Tomas Bastos e Álvaro marcaram os gols da equipe grená na segunda etapa. O zagueiro Gustavo Martins havia feito o primeiro gol da competição antes do intervalo.
Na quarta-feira, às 19h, o time grená volta a campo para o primeiro compromisso fora de casa, diante do Ypiranga, em Erechim.
Com sete estreantes com a camisa do Caxias em um jogo oficial, o início de jogo foi truncado e com muitas faltas. Em uma delas, aos três minutos, Cristaldo cobrou para a área e Gustavo Martins ganhou da defesa grená e cabeceou cruzado para fora. Depois do ensaio, saiu o gol. Aos sete, em cobrança de escanteio curta, Reinaldo colocou na cabeça de Gustavo Martins, que testou no canto, sem chances para Volpi: 1 a 0.
O Caxias demorou a se encontrar e só finalizou aos 12 minutos. Dudu Mandai avançou pela esquerda e cruzou para Álvaro, que desviou torto, longe do gol. No minuto seguinte, foi a vez de Vitor Feijão ganhar de João Pedro na jogada individual e cruzar para Robinho cabecear para fora.
Aos 18, Tomas Bastos cobrou falta lateral, com força e quase complicou Caíque, que defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, Soteldo passou como quis por Matheus Rocha e cruzou com perfeição para JP Galvão que perdeu uma chance incrível ao cabecear para fora na pequena área.
Por conta de uma lesão no joelho, Robinho precisou ser substituído e Gerson Gusmão mandou a campo o meia-atacante Augusto Galvan. Com dificuldades na criação e muitos erros de passe no último terço do gramado, o Caxias demorou para voltar a finalizar. Aos 34, após rebote no escanteio, Matheus Rocha devolveu de cabeça para a área e Elyeser finalizou para grande defesa de Caíque. Porém, o lance já havia sido invalidado por impedimento.
Aos 39, a grande oportunidade do primeiro tempo para o Caxias. Dudu Mandai virou da esquerda para a direita, onde Tomas Bastos serviu Matheus Rocha. O lateral cruzou com estilo e Vitor Feijão cabeceou no canto. Caíque salvou no cantinho e mandou para escanteio. Melhor fisicamente, o time grená passou a ser mais agressivo. Aos 42, Tomas Bastos cobrou falta frontal para fora. Depois, Álvaro e Dudu Mandai ainda tiveram chances de finalizar, mas sem levar perigo ao Tricolor. Final do primeiro tempo: 1 a 0 para o Grêmio.
FÔLEGO PARA A VIRADA
Sem mudanças no intervalo, a equipe grená voltou com mais posse de bola, mas sem levar perigo. Aos sete, em uma saída errada de Fabian Volpi, Soteldo deu a assistência para Nathan Fernandes, que entrou livre na área, mas demorou a finalizar. O atacante tentou cavar o pênalti, mas Rafael Klein deu apenas o tiro de meta. Na resposta, Vitor Feijão arriscou de longe e Caíque defendeu com segurança.
Aos 14, o Caxias voltou a levar perigo. Após boa jogada pelo lado esquerdo e cruzamento para a área, a zaga tricolor tirou parcialmente e Barba finalizou sobre o gol. No lance seguinte, a pressão surtiu efeito, e veio o empate. Vitor Feijão recebeu pelo lado esquerdo e chutou da entrada da área com desvio. A bola explodiu na trave e, no rebote, Tomas Bastos cabeceou para as redes: 1 a 1.
O gol trouxe outro ânimo ao time grená. De fora da área, Galvan e Álvaro tiveram chances de finalizar, mas erraram na pontaria. Organizado e mais forte fisicamente, o Caxias seguia melhor na partida. Depois de reclamar um pênalti de Soteldo em Matheus Rocha, a torcida grená vibrou com a virada aos 31 minutos. Após um tiro de meta fraco do goleiro gremista, Rodrigo Ely errou na frente de Álvaro, que roubou a bola e avançou, tirou de Caíque e saiu para comemorar o 2 a 1.
Aos 36, veio a chance do empate gremista. A zaga grená bobeou na saída de jogo e Reinaldo bateu de pé direito, rente à trave. Seis minutos depois, após as últimas trocas de lado a lado, o lateral-direito Matheus Rocha cometeu falta em Soteldo, muito perto da área, e acabou expulso. Com um jogador a mais em campo, o Tricolor foi para a pressão em busca do empate.
Aos 45, Nathan recebeu na pequena área e parou em Fabian Volpi. No rebote, Reinaldo bateu firme e a bola raspou na trave antes de sair. Outro chute do lateral, defendido pelo goleiro grená, foi a última chance tricolor na partida.
Com o 2 a 1 sobre o gigante tricolor, o Caxias abriu o Gauchão 2024 com o pé direito.
FICHA TÉCNICA
Caxias 2x1 Grêmio
Gauchão - 1ª rodada
Estádio Centenário
Caxias
Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Pedro Cuiabá, 29/2º), Elyeser (Emerson Martins, 29/2º) e Tomas Bastos; Robinho (Augusto Galvan, 20/1º) , Álvaro (Joel Pantera, 39/2º) e Vitor Feijão (Gabriel Silva, 39/2º) . Técnico: Gerson Gusmão
Grêmio
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Besozzi, 25/2º) e Cristaldo (Nathan, 15/2º); Galdino (Nathan Fernandes, int.), JP Galvão (Dodi, 25/2º) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Gustavo Martins (G), aos 7min, no primeiro tempo. Tomas Bastos (C), aos 15min, e Álvaro (C), aos 31min, no segundo.
Expulsão: Matheus Rocha (C)
Amarelos: Tomas Bastos, Elyeser, Barba (C); Everton Galdino, Villasanti (G).
Arbitragem: Rafael Klein (Fifa), auxiliado por Tiago Augusto Kappes e André Bitencourt.