A liderança do Brasileirão esteve ao alcance do Grêmio. O empate entre Botafogo e Bragantino permitia isso. Mas, em frente a mais de 51 mil gremistas na Arena, no domingo (12), o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Corinthians. Um resultado que torna o sonho do tricampeonato brasileiro ainda mais difícil, mesmo com quatro rodadas na competição.
Com 62 pontos, o Palmeiras lidera a tabela. O Botafogo soma 60, mas ainda tem um jogo atrasado a recuperar. O Tricolor parou em 59 pontos, em terceiro lugar, mas voltará da data Fifa em quarto, já que Bragantino e Flamengo se enfrentam no dia 23 e um deles ultrapassará a equipe de Renato Portaluppi. A necessidade de combinação de resultados paralelos favoráveis para manter a esperança de título no fim de 2023 só aumentou.
O banho de água fria na torcida gremista não aconteceu apenas pela chuva em Porto Alegre. Dos 10min do primeiro tempo até os 40min da segunda etapa, o Grêmio teve um jogador a mais. Um componente extra de decepção para uma tarde que teve boa parte do roteiro favorável ao Tricolor.
Reinaldo foi um dos jogadores que reconheceu a chance desperdiçada pelo Grêmio. O lateral lamentou o tropeço na Arena. Uma desatenção após cobrança de escanteio garantiu o 50º gol sofrido pela equipe em 34 partidas no Brasileirão. A quarta pior marca entre os 20 participantes da competição.
— Renato falou que tínhamos que fazer a nossa parte. Era a grande chance de ficarmos na liderança — lamentou o lateral.
Apesar do tropeço, parte do discurso vindo do vestiário do Grêmio foi de esperança de que o título ainda está ao alcance. Começou ainda com os jogadores na saída de campo.
— Uma derrota que dói. Eles conseguiram fazer o gol. Vamos brigar enquanto a matemática permitir — disse Kannemann.
Em entrevista coletiva, Renato Portaluppi reforçou que o Grêmio se mantém como candidato ao título. E, na sua avaliação, o otimismo que o clube trouxe do Rio de Janeiro após a vitória sobre o Botafogo não contaminou o vestiário.
— O clima que pode ter se criado do Grêmio ser o campeão não partiu daqui de dentro. O grupo está blindado. Se falar em título, o Grêmio ainda tem possiblidades de ser campeão. Seguimos em terceiro. Tem muita coisa que acontece no futebol. Até um mês atrás ninguém duvidava que o Botafogo seria campeão. E vocês viram que chegaram mais times na briga. (Nós também) seguimos na briga. Vamos ver o que acontece com os jogos atrasados e nas próximas rodadas — projetou o técnico.
Sem entrar em campo até o dia 26 de novembro, quando enfrentará o Atlético-MG, em Belo Horizonte, o Grêmio terá de secar os adversários na parte de cima da tabela. Botafogo, Bragantino e Flamengo jogarão durante a parada do calendário para a data Fifa.
O período de 14 dias sem partidas para o Tricolor será importante para Renato encontrar um substituto para Villasanti. O paraguaio levou o terceiro cartão amarelo e será desfalque para o contra os mineiros.
Jogos dos adversários tricolores na data Fifa:
- 23/11 (19h) - Fortaleza x Botafogo
- 23/11 (21h30min) - Flamengo x Bragantino