![Jefferson Botega / Agencia RBS Jefferson Botega / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25275516.jpg?w=700)
Everton é uma aposta antiga do Grêmio. O jogador, que conquistou os holofotes do mundo pela Copa América que fez há dois meses, encanta o torcedor gremista há alguns anos. Hoje com 23 anos e presença garantida na Seleção Brasileira, o atleta foi alçado ao grupo principal em 2014, com Luiz Felipe Scolari. Desde então, foram 239 partidas com 58 gols anotados.
Tal desempenho do garoto, criado na base do Fortaleza e oriundo da cidade de Maracanaú, desperta o acompanhamento de vários clubes europeus. Muitos gigantes sondaram o atleta, outros fizeram ofertas, mas, até o momento, o Cebolinha segue no Tricolor.
A lista de equipes que tentaram tirar Everton do Grêmio nos últimos anos:
Manchester City
Talvez o primeiro clube a monitorar o atleta. Desde as categorias de base, a equipe dirigida por Pep Guardiola acompanha de perto o jogador. Inclusive, com o próprio Tricolor tendo conhecimento do interesse. Até o momento, apesar de muitas notícias, uma oferta formal não chegou a ser apresentada.
Lazio
O clube da capital italiana já verificou as condições para tirar o atacante da Arena — inclusive, o próprio empresário do atleta confirmou o interesse à epoca. Segundo a direção gremista, não chegou proposta da Lazio.
Bayer Leverkusen
Um dos clubes que mais tem o hábito de levar jovens atletas para a Europa, o Bayer Leverkusen já analisou Everton de perto. O clube da Alemanha chegou a assistir a partidas do Grêmio na Arena para ter uma análise mais precisa do atacante.
Milan
O multicampeão se assanhou para tentar fazer uma dupla de brasileiros no time titular, com Everton e Lucas Paquetá. Porém, por conta de restrições impostas por problemas no caixa, o Milan não conseguiu evoluir e chegar no patamar exigido pelo Grêmio para levá-lo.
Manchester United
Outra especulação nos últimos tempo foi do Manchester United. Segundo a imprensa inglesa, um dos clubes mais tradicionais da Terra da Rainha chegou a estudar uma oferta, mas não a efetivou. Chegou a ser criada uma disputa na cidade do norte da Ingleterra, entre City e United, pelo principal jogador do Grêmio.
PSG
Com o retorno do brasileiro Leonardo ao cargo de diretor do time de Neymar, o nome de Everton surgiu como alternativa ao ataque francês. Porém, com toda a novela da saída do atual camisa 10 da equipe, além de uma intenção de evitar contratar brasileiros por todo o ocorrido, a possibilidade não foi adiante.
Bayern de Munique
Outro time alemão que monitorou Everton foi o Bayern de Munique. Nunca chegou a ser prioridade, foi uma espécie de plano B. Com o recente acerto com Phillipe Coutinho, praticamente desapareceu o interesse pelo gremista.
Napoli
Outro italiano a estudar uma investida no atacante foi o Napoli. Segundo a imprensa da Europa, a preferência foi pelo mexicano Lozano, que estava no PSV, da Holanda.
Arsenal
Um time que chegou a esboçar um interesse mais efetivo por Everton foi o clube do norte de Londres. Porém, o orçamento apertado, causado pela não participação na Liga dos Campeões na atual temporada, impediu uma oferta mais tentadora. O escolhido para agregar ao elenco de Unai Emery foi o marfinense Pépé.
Proposta da China
A penúltima oferta a circular pelo jogador de 23 anos. O clube não foi revelado, mas o Grêmio admitiu a tentativa de um clube asiático. A janela para esse mercado já está fechada.
Atlético de Madrid
A equipe treinada pelo argentino Diego Simeone é uma das que mais investiram nos últimos meses. A fotografia base dos últimos anos foi alterada, com uma grande reformulação no elenco. Nesta sexta-feira, uma rádio espanhola noticiou uma eventual negociação, que até o momento, não foi admitida pelo Grêmio.