Nesta terça-feira (16) completam-se três meses desde que o Gauchão foi suspenso, inicialmente, por 15 dias. Depois, com o avanço do coronavírus no país, a paralisação foi ampliada por tempo indeterminado — e dura até hoje.
A previsão para a retomada da competição é 19 de julho, mas poderá ser novamente adiada caso os municípios que têm clubes na primeira divisão do Estadual não apresentem melhores condições no combate à covid-19. No sábado (13), a região da Serra, que tem três equipes na disputa do Gauchão, foi para a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul. Assim, a volta do campeonato ainda é uma incógnita. Confira a linha do tempo com os principais fatos destes três meses:
16/3 – Paralisação do Estadual
O Campeonato Gaúcho de 2020 foi suspenso, inicialmente, por 15 dias. A decisão foi tomada após reunião com 10 clubes participantes, na sede da FGF, em Porto Alegre.
17/3 – Dupla Gre-Nal suspende atividades
Os dois principais clubes do Estado anunciaram a paralisação das atividades, incluindo treinamentos. Assim, os atletas e comissões técnicas passaram a trabalhar de casa.
21/3 – Avaliações clínicas na dupla Gre-Nal
A dupla Gre-Nal realizou neste dia avaliações clínicas nos seus atletas e funcionários ligados ao futebol. Nenhum deles apresentou sintomas e, por isso, não foram submetidos a exames para detectar a presença de coronavírus.
23/3 – Férias antecipadas e redução de salários
A Comissão Nacional de Clubes decidiu propor a antecipação das férias e uma redução de 25% nos salários dos jogadores em razão da paralisação do futebol pela pandemia de coronavírus.
24/3 – Divisão de Acesso parada por prazo indeterminado
A FGF suspendeu por tempo indeterminado a Divisão de Acesso, que inicialmente havia sido paralisada por apenas 15 dias.
26/3 – Gauchão paralisado por tempo indeterminado
Depois de uma videoconferência entre dirigentes da FGF e dos clubes, foi definido que o Gauchão seguiria paralisado por tempo indeterminado.
27/3 – Dupla anuncia férias coletivas
Grêmio e Inter anunciaram férias coletivas para seus jogadores e comissão técnica de 1º a 20 de abril, inicialmente.
1º/4 – Férias na dupla Gre-Nal
14/4 – Férias ampliadas
Em videoconferência, os clubes das série A e B decidiram ampliar por mais 10 dias as férias de seus jogadores e comissões técnicas. Assim, voltariam apenas no início de maio, e não mais no dia 21 de abril, como previsto.
1º/5 – Autorizados a treinar
As férias dos jogadores de quase todos os 40 times das séries A e B do Brasileirão foram estendidas por mais 10 dias — fechando, assim, um mês de recesso. A decisão foi tomada em reunião por videoconferência pela Comissão Nacional de Clubes com a CBF.
5/5 – Dupla Gre-Nal volta aos treinos
Os atletas de Grêmio e Inter se reapresentaram no dia 5 de maio para a volta das atividades nos CTs dos clubes. Todos passaram por testes para verificar a incidência de covid-19.
5/5 – Reunião entre FGF e governo do RS
Na primeira reunião após o retorno dos principais clubes aos treinos entre o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, e o governador Eduardo Leite, foi descartada a ideia de retomada do Estadual ainda em maio.
10/5 – Treinos cancelados e volta atrás
Em manifestação um dia antes, o governador Eduardo Leite afirmou que na bandeira laranja — caso de Porto Alegre — os treinos nos clubes esportivos deveriam ser suspensos. A dupla Gre-Nal chegou a anunciar o cancelamento das atividades, mas elas puderam ser retomadas graças à interpretação diferente do decreto de distanciamento controlado do governo do Estado.
12/5 – Volta em julho e sem rebaixamento
Os clubes da primeira divisão do Campeonato Gaúcho tiveram uma reunião com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em que ficou estabelecida a volta do Estadual entre o fim de julho e início de agosto e sem rebaixamento em 2020.
18/5 – São José volta aos treinos
Depois da dupla Gre-Nal, o primeiro dentre os outros 10 clubes da primeira divisão do Gauchão a voltar às atividades foi o São José.
3/6 – Previsão de volta para 15 de julho
Após reunião da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com os clubes, o dia 15 de julho passou a ser a data-base para o retorno do Gauchão.
4/6 – Gauchão regionalizado
Para viabilizar o retorno do Estadual em 15 de julho, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, afirmou que o Gauchão poderia ter sedes regionalizadas.
5/6 – Alteração em decreto
Uma mudança no decreto de de distanciamento controlado do governo estadual abriu margem para que os municípios com bandeira amarela ou laranja estabelecessem regras próprias, que podem permitir a realização de treinos coletivos e jogos de futebol no Rio Grande do Sul.
8/6 – Caxias volta aos treinos
O Caxias voltou aos treinos no dia 8 de junho. Os funcionários do clube passaram por testes e nenhum teve verificada a incidência de covid-19.
8/6 – Nova data no horizonte
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, confirmou que o recomeço do Gauchão poderia ficar para 19 de julho, para que as equipes tenham mais tempo de retreinamento. A ideia era que o campeonato fosse finalizado em 9 de agosto, no Dia dos Pais.
12/6 – Juventude agenda volta às atividades
O Juventude submeteu os funcionários ao teste para identificar o coronavírus, e todos os profissionais apresentaram resultado negativo. Assim, o clube imaginava voltar aos treinos nesta segunda-feira, dia 15.
13/6 – Serra na bandeira vermelha
O governo estadual atualizou as bandeiras que indicam o risco de contágio por coronavírus e a região da Serra passou para a bandeira vermelha, considerada de risco alto. Assim, o Caxias teve de suspender os treinos, e Juventude e Esportivo ficaram impedidos de reiniciar as atividades.
15/6 – Retorno considerado difícil
Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, o governador Eduardo Leite afirmou que, neste momento, "parece difícil" o retorno do Campeonato Gaúcho. Assim, ainda será preciso aguardar as atualizações das bandeiras pelo Estado para saber quando e se será possível a retomada do Gauchão.